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O trabalho colaborativo entre vendas e marketing no varejo

Eles são setores tão complementares que muitas vezes até parecem um só. O trabalho conjunto de vendas e marketing é superimportante para o sucesso de qualquer empresa, ainda mais quando falamos de varejo.

O primeiro passo é trabalhar em sintonia, com metas comuns e alinhadas entre as equipes. Afinal, o trabalho de um influencia diretamente no resultado do outro, e vice-versa.

Em tese, vendas e marketing precisam estar unidos para fortalecer o posicionamento da marca no mercado e aumentar a receita. Mas como fazer isso?

O ponto principal para não gerar conflitos nessa relação é pensar que todas as ações devem ser focadas […]

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Principais indicadores de produtividade no PDV

Fazer a gestão de equipes externas não é uma tarefa simples, e ainda mais quando falamos de varejo. Por isso, obter indicadores de produtividade em campo é essencial para melhorar ou mesmo reconhecer o desempenho das equipes no ponto de venda.

Primeiramente, os indicadores de produtividade, também conhecidos como KPI’s, (Key Performance Indicator), são métricas relacionadas ao desempenho do profissional em determinada área.

Entre os principais indicadores de produtividade estão aqueles relacionados à Efetividade, Qualidade e Capacidade.

A efetividade diz respeito à realização dos objetivos estabelecidos. Neste ponto é extremamente importante deixar bem claro para sua equipe quais são as tarefas e as […]

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O papel do promotor nas vendas consultivas

Quando o consumidor vai ao ponto de venda, nem sempre sabe ao certo qual produto vai comprar ou qual é a melhor opção para a sua necessidade. Por isso, um ótimo recurso para aumentar o ticket médio dos varejistas é realizar vendas consultivas. Neste artigo explicaremos como o papel do promotor é fundamental dentro desse processo.

As vendas consultivas, como o nome sugere, são uma orientação mais dedicada ao consumidor no momento de compra, ao invés de simplesmente mostrar os produtos e seus respectivos preços.

Vamos a um exemplo prático: o cliente vai a uma loja de aparelhos celulares, provavelmente com dois […]

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A nova tendência do supermercado online

Já pensou na possibilidade de realizar as compras de supermercado online? Alimentos, itens de higiene pessoal, cosméticos e até frutas e verduras frescas podem ser pedidos pela internet de forma rápida e prática.

A opção de supermercado online vem ganhando força no mercado brasileiro e conquistando consumidores. No último ano, nota-se um maior investimento de grandes redes varejistas no setor e até alguns aplicativos para celular com esta finalidade. O mais recente deles foi o Carrefour, que estreou no ecommerce alimentar em outubro.

Embora o setor represente apenas 2,4% do faturamento do comércio eletrônico no Brasil, a tendência é dada como certa. […]

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Práticas importantes para ser um bom promotor de vendas

Quando falamos de trade marketing, logo pensamos na estratégia e na gestão do setor para ter um bom desempenho nas vendas. No entanto, todo o trabalho passa pela função primordial do promotor de vendas, que está na linha de frente junto ao consumidor, e é quem, de fato, vai colocar todo o planejamento em prática.

Em tempos tão competitivos, a função do promotor de vendas ganha ainda mais relevância. Por isso, é essencial que este profissional esteja muito engajado com os objetivos da empresa, qualificado e comprometido com os resultados.

A profissão de promotor de vendas, que anteriormente era quase que limitada […]

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Quais as vantagens da mobilidade corporativa no varejo?

Está claro que, para superar as adversidades econômicas em nosso país, setores como o varejo devem desdobrar-se de diversas maneiras para continuar com bons índices de venda. Para isso, a mobilidade corporativa está aí para auxiliar.

Bom, a utilização de dispositivos móveis como ferramenta de trabalho já não é tão incomum no mercado – algumas empresas já utilizam a mobilidade corporativa há um bom tempo, por exemplo, com o uso da computação em nuvem através de aplicativos, que se complementa aos dispositivos cada vez mais eficientes no processamento de informações.

Leia também: O papel fundamental do coordenador de trade marketing

As vantagens de se […]

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Qual o significado de ruptura no varejo?

Com tantas adversidades na economia, é essencial para indústrias e varejistas evitar qualquer prejuízo no ponto de venda. Por isso, neste artigo vamos falar sobre um dos maiores gargalos de perdas: a ruptura, abordando a fundo o significado de ruptura no varejo, as melhores formas de evitá-la e como corrigi-la de maneira efetiva.

Vejamos! O significado de ruptura, de forma simplificada, é a indisponibilidade de um determinado produto no ponto de venda. Ou seja, o item que deveria estar nas gôndolas, ou pelo menos em estoque, está em falta ou por algum motivo não foi reposto.

Segundo dados da Accera, os índices […]

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O papel fundamental do coordenador de trade marketing

Em um período de retomada da economia, é fundamental tanto para a indústria como para o varejo definirem bem suas estratégias para gerar crescimento das vendas. Neste cenário, o papel do coordenador de trade marketing se torna ainda mais importante, já que fica nas mãos dele boa parte do planejamento de campanhas de incentivo, elaboração de materiais de merchandising e ações para o desenvolvimento de consumidores finais.

Primeiramente, aquele que escolhe seguir a carreira de coordenador de trade marketing já deve ter em mente que irá realizar diversas funções – e dos mais variados tipos. Podemos afirmar, porém, que a principal […]

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Mercado vegano e o varejo

 Se por um lado percebe-se que boa parte dos jovens não come de forma tão saudável como deveria, por outro há uma parcela deles que está, sim, preocupada em consumir produtos orgânicos e naturais. Por isso, não é de se espantar que o mercado vegano venha crescendo cerca de 40% ao ano no Brasil.

Estima-se que quase 5 milhões de brasileiros tenham hábitos veganos, segundo a Sociedade Vegetariana Brasileira. Na alimentação vegana ou vegetariana não é permitido consumir produtos de origem animal, como carnes, peixes, laticínios, ovos, mel, entre outros.

Com essas informações em mãos, cabe ao mercado varejista se preparar para […]

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Um novo conceito de shopping center

Basta uma breve análise para chegarmos à conclusão que o entendimento do shopping center somente como um centro de compras já está mais que ultrapassado.

Aliás, com que frequência você vai ao shopping única e exclusivamente para comprar determinado produto? Provavelmente baixa, já que apenas 37% do público têm esse hábito, segundo a pesquisa “Perfil do Frequentador de Shopping Centers”, realizada pela Associação Brasileira de Shopping Centers (ABRASCE).

Quando pensamos na geração Z, os números confirmam ainda mais a afirmação. Segundo resultados da pesquisa “Shopping do Futuro”, também realizada pela ABRASCE, 59% deste público acredita que o shopping center deve ser um […]

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