Blog

O novo papel do promotor de vendas

Engana-se quem pensa que o promotor de vendas tem função reduzida à reposição de estoque e checagem de preço. Este profissional possui um papel cada vez mais estratégico tanto para a indústria como para o varejista, e tem a responsabilidade de aproximar a marca ao consumidor no ponto de venda.

É claro que os cuidados com adequação de estoque e reposição de gôndola não devem ser menosprezados. Sabemos que os casos de ruptura são responsáveis por aproximadamente 5% das perdas no faturamento do varejo, de acordo com dados da Nielsen. Por isso, fazer o reabastecimento rápido e se atentar para possíveis […]

Leia Mais

O que é Field Marketing?

O que é Field Marketing? Você já deve ter percebido que este termo está se tornando cada vez mais comum no mercado de trade marketing e varejo. O field marketing, na tradução literal, corresponde ao “marketing de campo”. Na prática, podemos dizer que ele é responsável pelas estratégias e ações no ambiente de compra, funcionando como um verdadeiro suporte ao trabalho de vendas e merchandising.

Entre as principais ações do Field Marketing estão o desenvolvimento e o monitoramento de atividades de marketing relacionadas diretamente ao ponto de venda. A ideia central é ter um contato direto com o consumidor, por isso, […]

Leia Mais

Planograma: 6 dicas para melhorar a exposição no PDV

Quem é que nunca parou na frente de uma gôndola e ficou procurando um determinado produto, mas não o encontrou no local certo? Todos nós, enquanto consumidores, já nos deparamos com esse tipo de dificuldade na hora da compra, algo que poderia ser evitado se o planograma fosse corretamente cumprido no ponto de venda.

O planograma nada mais é do que um planejamento de como os produtos de cada categoria devem ser expostos nas prateleiras. No projeto, entram todo tipo de orientação, tais como quantidade de itens em cada gôndola, tipo e altura de empilhamento, além de organização de acordo com […]

Leia Mais

Importância dos indicadores de trade marketing para o sucesso das vendas

Em tempos de crise, reduzir perdas é fundamental para superar o período ruim e manter as contas em dia. Em setores como o varejo, ter um controle maior dos indicadores de trade marketing é crucial para alcançar um bom resultado no ponto de venda, sendo um recurso indispensável para melhorar a gestão de ruptura e estoque virtual e monitorar de perto as ações da concorrência.

Ter sempre em mãos indicadores de trade marketing auxilia bastante a correção e a prevenção de falhas. No caso de rupturas, por exemplo, quando o produto não está disponível no ponto de venda, a reposição precisa […]

Leia Mais

4 coisas que você precisa saber sobre marketing de varejo

Fidelizar o consumidor e criar uma relação forte com a marca são grandes desafios de qualquer ponto de venda. Por isso, é fundamental investir no marketing de varejo, a fim de conhecer a fundo o perfil e os hábitos de cada cliente e criar estratégias para conquistar cada vez mais espaço.

O marketing de varejo engloba as estratégias convencionais do marketing, porém, com uma adaptação para a realidade do setor. Entram nesta lista necessidades relacionadas a sortimento, preço, concorrência, ambientação da loja, comunicação na gôndola e muitos outros fatores.

LEIA TAMBÉM: O que é live marketing?

Listamos quatro pontos importantes para fazer o marketing […]

Leia Mais

O que é live marketing?

Com a rápida e constante evolução nos meios digitais, novas motivações cercam as empresas na conquista de novos clientes. Uma delas é a busca pelo engajamento, ou seja, a maior interação entre a marca e o público, na qual o consumidor é atraído a divulgar a marca de forma espontânea. É aí que entra o live marketing.

Podemos definir o live marketing como ações utilizadas pelas empresas para ampliar a interação com o público. O foco desse engajamento é gerar empatia, fidelizando o cliente à marca e, consequentemente, alcançando mais vendas.

A Associação de Marketing Promocional (AMPRO) conceitua o live marketing como […]

Leia Mais

Como será o supermercado do futuro?

Sabemos que a tecnologia está cada vez mais presente nos pontos de venda, para automatizar processos, agilizar o atendimento e facilitar a rotina dos consumidores e empresas. Mas você já parou para pensar como será o supermercado do futuro? Atendimento feito por robôs, mapeamento de tráfego e reconhecimento de imagem, QR Code, câmeras que identificam a falta de produtos na gôndola são algumas das inovações que estão cada vez mais comuns.

Esse conceito de supermercado do futuro envolve muita tecnologia e um ambiente digital moderno e informativo, com foco em melhorar a experiência de compra do cliente. Entendemos um pouco mais […]

Leia Mais

Marcas próprias se consolidam como opção à crise

Em tempos de instabilidade econômica no país, o consumidor busca cada vez mais opções para não estourar o orçamento das compras do lar, enquanto o varejo tenta se adaptar à redução no consumo. Uma das alternativas encontradas por ambos para vencer a crise foi a consolidação da oferta e da procura por marcas próprias nos supermercados.

As marcas próprias são produtos que levam no rótulo o nome da rede de lojas em que são vendidos com exclusividade. Tem arroz, biscoito, papel higiênico, sabão em pó, sorvete, enfim, uma infinidade de produtos nas mais diferentes categorias.

A vantagem para o consumidor está principalmente […]

Leia Mais

Tecnologia para prevenção de perdas no varejo

O índice de 6% de queda nas vendas no último ano, segundo o IBGE, mostra a importância cada vez maior em ter uma estratégia bem definida não só para aumentar o “ritmo” no checkout, mas também para fazer uma efetiva prevenção de perdas no varejo. É preciso a todo custo evitar rupturas, estoque virtual, furtos, danos e devoluções.

Sabemos que não é nada fácil fazer um trabalho consistente de prevenção de perdas. O ponto mais importante é identificar quais são as reais causas dos problemas e em quais processos estão ocorrendo gargalos e falhas que prejudicam a lucratividade tanto das indústrias […]

Leia Mais

Consumo sustentável é preferência da nova geração

Pesquisas demonstram aquilo que, na prática, já é percebido por boa parte do mercado: uma maior preocupação em adquirir produtos que não causem danos ao meio ambiente, o chamado consumo sustentável. De acordo com um estudo realizado pela Nielsen, 74% dos brasileiros estão dispostos a pagar mais caro por uma mercadoria feita a partir de materiais naturais.

A preferência por esse tipo de produto vem, principalmente, da geração conhecida como millennials: jovens na faixa etária entre 20 e 35 anos de idade que se mostram mais interessados em qualidade de vida e em experiências inovadoras. São eles que estão ainda mais […]

Leia Mais