5 dicas para fortalecer a equipe de promotores em 2017

5 dicas para fortalecer a equipe de promotores em 2017

Sabemos que controlar pessoas em campo não é uma tarefa fácil. Com os promotores de vendas isso se encaixa perfeitamente: afinal são muitos profissionais, diferentes horários, inúmeros pontos de venda para visitar e uma lista grande de tarefas a cumprir. Então, como manter a equipe de promotores coesa e motivada diante deste cenário?

Para começar 2017 com tudo, reunimos cinco dicas para fortalecer o time de trabalho e manter a motivação, o comprometimento e a união dos colaboradores externos.

Dicas para motivar a equipe de promotores


1- Analise o número ideal de promotores

O primeiro passo é saber se a sua equipe tem um número suficiente de promotores para abranger toda a área estabelecida. Pode ser que haja poucos profissionais para muitos PDVs ou que os colaboradores atuais não estejam com o comprometimento necessário para trazer o retorno esperado. Esse é um assunto delicado, mas que precisa ser medido e avaliado minuciosamente, com dados e informações de campo que ajudem a adequar a equipe ao volume de trabalho.

LEIA TAMBÉM: O jeito mais prático de checar visitas de promotores aos PDVs

2- Dê visibilidade ao trabalho de todos
A valorização dos profissionais é essencial em qualquer área, ainda mais no setor de varejo onde a rotatividade de colaboradores é muito grande. Por isso, dê visibilidade aos promotores que realizam um bom trabalho, elogie em público, reconheça as ações criativas. Uma dica é aproveitar a tecnologia para ajudar nesta tarefa de reconhecimento. Crie um grupo no WhatsApp, por exemplo, peça para os colaboradores tirarem fotos dos PDVs, compartilhar boas ideias entre os colegas. Se possível, crie também um ranking ou uma competição para eleger o melhor ponto extra do trimestre ou a ilha mais elaborada do mês. Pode-se até pensar em premiações, mesmo que simbólicas, como um dia de folga ou um vale-cinema.

3- Invista forte em treinamentos
Para realizar um bom trabalho é preciso que todos saibam o que é para ser feito e a forma como deve ser a execução. Por isso, use todas as ferramentas necessárias para munir sua equipe de promotores com o maior volume de informações possível, seja sobre o produto ou a respeito da estratégia da companhia. Trabalhe também como deve ser a abordagem com os clientes, as técnicas de venda e as aplicações dos materiais de merchandising. Mais uma vez, aproveite a tecnologia para isso. Promova treinamentos e conversas via WhatsApp ou Skype.

4- Acompanhe de perto o desempenho do seu time
Dependendo do número de promotores, talvez seja necessário considerar a contratação de coordenadores para supervisionar se o trabalho em campo está correndo conforme o planejamento. A execução precisa de um acompanhamento próximo para verificar diretrizes, analisar o cumprimento das estratégias e medir os resultados. Esteja sempre atento ao que acontece com sua equipe para fazer uma boa gestão.

5- Compare os resultados
Sempre, mas sempre, compare os números para saber se a estratégia está realmente dando o retorno esperado, se os promotores estão, de fato, promovendo vendas. Compare, por exemplo, o desempenho de PDVs com características semelhantes e analise se o trabalho de merchandising está afetando ou não os resultados, quais os feddbacks que esses profissionais têm dado a ponto de colaborar ou não na estratégia da marca. Ter números em mãos é extremamente essencial para conseguir medir a efetividade das ações e o desempenho da sua equipe de promotores.

VEJA MAIS: Como melhorar o monitoramento de promotores em campo

Deixe um comentário

Your email address will not be published.