6 dicas de como atrair clientes para loja de roupas femininas

6 dicas de como atrair clientes para loja de roupas femininas

Você sabe como atrair clientes para loja de roupas femininas? Não importa se o seu negócio está localizado no meio da rua, no corredor de um importante shopping center ou mesmo na internet. Você sempre irá competir pela atenção do cliente.

Por isso, saber como aplicar as técnicas corretas de trade marketing pode ajudar nesse segmento tão competitivo.

E vale lembrar que o setor de vestuário como um todo está em pleno crescimento.

De acordo com pesquisa da consultoria Iemi Inteligência de Mercado, é esperado um aumento de 3,2% nas vendas no varejo de vestuário em 2018, chegando a 6,34 bilhões de peças. Isso porque entre janeiro e setembro de 2017, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), já havia detectado um crescimento de 7,8% nas vendas de tecidos, vestuário e calçados para o varejo.

Saiba, caro leitor, que atrair a clientela não se trata somente de ter uma boa vitrine. É preciso, antes de tudo, entender como a cabeça do shopper funciona para mantê-lo sempre por perto.

Antes de tudo, coloque-se no lugar do consumidor: você pararia na frente da vitrine da sua própria loja, entraria e compraria uma peça? Se a resposta é não, está na hora de repensar suas estratégias de venda.

6 dicas de como atrair clientes para loja de roupas femininas

Montar uma loja de roupas femininas não é tão simples quanto parece. É preciso levar em consideração o tipo de produto a ser comercializado, o ponto onde o estabelecimento será instalado, o público que será atraído, entre outros fatores.

Vou elencar aqui algumas dicas gerais de trade marketing que devem ser utilizadas na sua loja de roupas femininas para aumentar o tráfego e melhorar as vendas. Confira:

Conheça o comportamento do seu público

Eu bato sempre nesta mesma tecla, porque um empresário só vai saber agradar o cliente que ele conhece. A competitividade no mercado é acirrada e não dá para perder tempo e dinheiro dando tiros no escuro.

Portanto, faça uma pesquisa com as pessoas que entram na sua loja, entenda o que elas procuram (tipo de peça, tecido, preço, cor) e observe com cuidado o comportamento delas. Só assim você saberá como agradá-las e fazê-las voltar mais vezes.

Capriche na vitrine

Escolha a iluminação e o perfil de manequim que combina com o estilo e faixa etária do seu público. Cartazes também são muito bem-vindos para indicar promoções ou datas comemorativas.

Lembre-se que sua vitrine não pode ficar estática! Avalie os dias de maior movimento e faça mudanças estratégicas com novidades e promoções. Ah, e exponha apenas as peças que você tenha variedade de cores e tamanhos.

Outro ponto importante é a combinação de peças. Uma vez que as mulheres geralmente adoram montar looks, leve esse comportamento para a sua vitrine, dando às clientes boas ideias de como combinar as peças que você tem na loja.

Eu já falei sobre vitrines aqui no blog. Para conferir as dicas, clique aqui.

Use corretamente as redes sociais

Estar presente na internet é obrigação de quem quer vender e ser visto pelos clientes. Avalie as redes sociais que mais favoreçam sua comunicação com os clientes e monte um planejamento de postagens. Divulgue promoções e novidades e interaja com os seguidores sempre, respondendo às dúvidas e curtindo os comentários.

Você também pode usar as redes sociais para fazer promoções especiais. Que tal divulgar um post com uma peça com desconto e pedir para o cliente dar um print e apresentar na hora da compra? Ações como essas podem engajar ainda mais o público e deixa-lo atento às suas redes sociais.

Na hora de fechar a compra, peça o número de telefone do cliente para incluir no grupo de whatsapp da loja. Dessa forma essas pessoas saberão antes de todo mundo que tem promoção e novidades na loja!

Treine o time de vendas

Os vendedores fazem parte do cartão de visitas da loja. Sem contar que o retorno do cliente depende muito do atendimento que recebe. Pensando nisso, crie um padrão de atendimento, treine os vendedores e faça acompanhamento constante, de forma que eles se sintam seguros para recepcionar os consumidores e fechar negócio.

É importante também que os vendedores saibam esclarecer as dúvidas mais comuns dos clientes, como o tecido da peça a ser vendida, ideias de combinações e últimas tendências. Afinal de contas, uma loja feminina é frequentada não apenas pelo público feminino, mas por homens que querem presentear suas mulheres.

Desenvolva um bom material de merchandising

Merchandising é todo tipo de material promocional usado no ponto de venda. Ele é essencial para informar seu cliente sobre ações pontuais e promoções de datas comemorativas.

Quando bem planejados, esses materiais reduzem custos, atraem clientes e aumentam o apelo de vendas. E, uma vez que muitas compras são feitas por impulso, o merchandising se torna um importante aliado para ajudar a cliente a escolher a sua loja para renovar periodicamente o guarda-roupa.

Ofereça produtos variados

O caminho do provador até o caixa pode ser muito bem aproveitado pela loja. Avalie o fluxo de loja e coloque pelos corredores miudezas que possam arrematar o look recém-adquirido. Carteiras, bolsas pequenas, cintos, lenços, joias e outros produtos que possam deixar o look ainda mais bonito e completo.

Dessa forma você aumenta as compras por impulso e a variedade de produtos da loja.

Espero que essas dicas possam ajudar você e melhorar suas vendas. Quais outras estratégias você já utilizou para potencializar o fluxo de clientes e as vendas? Conte suas experiências no campo de comentários aqui embaixo.

Você também pode sugerir novos temas para o nosso blog e compartilhar nossos materiais em suas redes sociais. Obrigado e até a próxima!

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