6 lições do Programa Promessas para fazer sua empresa crescer

6 lições do Programa Promessas para fazer sua empresa crescer

Foram mais de oito meses de aprendizado, mentorias, conselhos e troca de experiências. Assim, podemos dizer que a participação no Programa Promessas, da Endeavor, superou todas as expectativas. Foi mais um passo importante na trajetória da Trade Force, superando desafios e traçando metas consistentes para crescer e se fortalecer ainda mais no mercado nacional e internacional.

O Programa Promessas da Endeavor, realizado em parceria com a J. P. Morgan, é ajudar startups a identificar problemas e encontrar oportunidades, oferecendo mentoria individual e coletiva para que possam acelerar o crescimento em seus segmentos de atuação.

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Tivemos o prazer de ter como mentor principal o consultor Daniel Castello, um especialista nas áreas de estratégia e gestão de pessoas. Com ele e tantos outros profissionais que dividiram conosco seus conhecimentos e experiências, tivemos mentorias realmente disruptivas, com conselhos que fizeram nossos olhos se abrir para muitos temas importantes.

Ao lado de outras 34 empresas selecionadas em março deste ano pelo programa, como por exemplo Stayfilm, Intelipost, Hondana, Gaveteiro.com, Colab.re, Compliance, Encontrei um Nerd e Ecommet, estreitamos o relacionamento com diversos segmentos, o que contribuiu ainda mais para a nossa visão estratégica.

Aliás, o relacionamento com o mercado foi um dos pontos altos do programa. Tanto é que mesmo após a conclusão das reuniões de mentoria, ainda mantemos constante contato com outras companhias, para trocar informações e falar sobre as dificuldades e acertos de cada um. Isso é extremamente valioso.

Por todas essas razões, decidimos dividir um pouco sobre as principais lições aprendidas durante o Programa Promessas. Elas certamente podem ajudar sua empresa a crescer, independente do mercado que atue, pois são aprendizados que valem para todos os empreendedores. Confira a seguir.

6 lições valiosas do Programa Promessas


1- Levar o planejamento estratégico à sério
Uma das coisas mais bacanas e essenciais que aprendemos durante o Programa Promessas foi levar o planejamento estratégico da empresa em consideração em todos os momentos, e não só no início do ano. Pensar para aonde queremos ir e estabelecer metas claras para todas as ações são essenciais para buscar nossos objetivos. Parece algo simples, mas, na correria do dia a dia, nem sempre colocamos o planejamento em foco. Praticar o planejamento estratégico é essencial para se tornar uma empresa de sucesso.

2- Melhorar o modelo e a estratégia de venda
Para fazer uma empresa crescer com consistência, é preciso criar uma “máquina” eficiente de vendas. Por isso, redefinimos o desenho da nossa área comercial, seguindo os conselhos valiosos do mentor Edson Rigonatti, sócio da Astella Investimentos. A partir dos conhecimentos sobre estratégias de vendas, enxergamos um novo modelo e já começamos a trabalhar com foco na chamada geração de leads qualificados, mirando especialmente nas empresas que desejamos conquistar.

3- Escutar mais os clientes e as referências do mercado
Muitas vezes, estamos tão focados no nosso negócio que nos esquecemos – ou não damos tanta importância – àqueles que mais podem contribuir para a melhoria dos nossos produtos e serviços: nossos clientes. Nossos mentores abordaram bastante a questão do “escutar”. E isso vale para nossos usuários, nossos colaboradores e também as referências de mercado, que podem contribuir com uma visão diferente e agregar pontos essenciais para a melhoria do nosso negócio.

4- Melhorar os processos internos
Depois de uma mentoria com o empresário Antonio Carlos Soares, da Runrun.It, nossos olhos se abriram para detectar como a melhoria dos processos internos é ponto crucial para alavancar o crescimento. Na área comercial, isso sempre foi muito forte, porque é fácil avaliar o desempenho pelo resultado das vendas. Mas percebemos que esse acompanhamento é necessário em todos os setores da empresa: operações, suporte, atendimento, enfim, em qualquer departamento é possível estabelecer métricas para conseguir melhores resultados, afinal todos os processos estão interligados.

5- Estabelecer uma governança corporativa forte
Já sabemos que é muito importante haver união, boa comunicação e compartilhamento de informações entre aqueles que dirigem uma empresa. Apesar de praticarmos isso na Trade Force, colocamos como meta fortalecer ainda mais o nosso conselho, envolvendo não somente os diretores e sócios, mas também convidando outros profissionais, colaboradores e referências em nosso mercado de atuação para participar da nossa governança, com novas visões e posicionamentos que podem contribuir para o crescimento dos negócios.

6- Apostar mais na diversidade
Depois do Programa Promessas da Endeavor confirmamos o que já tínhamos como premissa: trabalhar com diferentes perfis contribui para aumentar a produtividade. E, quando falamos em diversidade, isso engloba não somente a questão do gênero, mas também características culturais, de personalidade, de habilidades. Assim, procuramos sempre complementar nossas equipes com essa multiplicidade: pessoas mais organizadas, outras mais criativas, outras mais comunicativas, outras mais introspectivas. Essa pluralidade traz resultados positivos para os negócios, com mais inovação e criatividade.

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