Aprenda a melhorar o fluxo de loja e venda mais!

Aprenda a melhorar o fluxo de loja e venda mais!

Quem trabalha no segmento de trade marketing tem uma série de questões para se preocupar, como o estoque de produtos nos pontos de vendas e sua disposição dentro da loja. Mas tem outro detalhe que precisa ser cuidadosamente analisado: o fluxo de loja.

Mas o que o fluxo de lojas tem a ver com venda? Tudo! Vou explicar. Quanto mais pessoas circularem pela loja, mais seu produto será visualizado e as chances de venda se tornam maiores.

O fluxo de lojas envolve uma série de questões, que vão desde a disposição dos produtos na vitrine até o atendimento ao cliente da hora que ela pisa na loja até a hora que sai com a compra. Por isso, antes de simplesmente colocar seu produto na gôndola, é preciso saber como o consumidor fará para encontrá-lo.

Estude o fluxo de loja

Antes de tudo, procure saber de onde vem o seu o público. Neste caso eu falo de localização física mesmo. Sua loja está na rua e as pessoas veem sua loja de frente? Ou sua loja está no shopping, mais precisamente numa esquina, e os visitantes olham primeiro a lateral da sua loja? Ao fazer essa análise, o profissional de trade marketing vai poder entender de que forma seu produto é visualizado.

Outro ponto a ser analisado é a idade média do público. Com essa informação em mãos, é possível identificar se o produto-alvo está ao lado de outros que atraem ou repelem o seu consumidor. Ao colocar seu produto em locais estratégicos, as chances de venda passam a ser mais promissoras.

O coordenador de trade marketing também precisa estar atento aos horários de maior circulação na loja. Dessa forma poderá pensar em ações promocionais relâmpago e campanhas especiais para aumentar o interesse do cliente em entrar na loja e conhecer o seu produto. Lembre-se que essas promoções também podem ajudar você a resgatar potenciais clientes e também aqueles que há tempos não visitam o seu ponto de venda.

O atendimento ao cliente é mais um tópico da nossa lista que influencia e muito o fluxo de loja e, consequentemente, na venda do seu produto. Caso o cliente não se sinta acolhido e bem tratado, certamente não retornará ao seu ponto de venda, mesmo que seu produto seja bom.

Por isso, procure acompanhar o desempenho dos profissionais no PDV e faça treinamentos periódicos para que os vendedores, atendentes e demais pessoas envolvidas no processo de fechamento de venda estejam sempre preparados para oferecer o melhor atendimento.

Viu só como o fluxo de loja influencia os números das suas vendas no final do mês? Se você ainda não havia dado a devida importância para ele, é hora de analisar com mais efetividade o grau de importância que ele tem nos seus resultados.

Existem no mercado soluções de tecnologia que podem ajudar analisar qual o fluxo de loja que seus clientes estão seguindo ao chegar ou ao sair do estabelecimento. Essas soluções armazenam dados que podem ser utilizados em conjunto com outras informações, como disponibilidade em gôndola, preço e quantidade.

Uma dessas soluções é o aplicativo Trade Force. Se quiser conhecer melhor as suas funcionalidades, basta entrar em contato com nossa equipe neste link.

Gostou das nossas dicas? Como o fluxo de loja influencia nas suas vendas? Conte para nós aqui nos comentários. Sua participação é sempre bem-vinda! Obrigado e até a próxima!

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