Como vender mais com o trade marketing em 2018?

Como vender mais com o trade marketing em 2018?

Sempre que um ano começa, novos planos, projetos e promessas entram em prática. No varejo não é diferente. Depois de um fim de ano movimentado, as lojas já pensam em como vender mais ou ter uma lucratividade maior no ano que se inicia.

Nesse ponto, as boas práticas de trade marketing ajudam – e muito – a engordar o faturamento. Ações como aumentar o giro dos produtos, ajustar a precificação, abastecer a loja adequadamente, prestar um bom atendimento e ainda ter uma comunicação eficiente devem estar muito bem ajustadas.

7 dicas de como vender mais com trade marketing

Existem mais alguns pontos que podem contribuir para alcançar melhores resultados. Confira quais são.

Tenha um planejamento estratégico

A função do gestor de trade marketing é analisar como melhorar o posicionamento nos canais de venda, quais são as ações promocionais e os materiais de merchandising mais adequados, como aumentar o ticket médio e como fortalecer a marca no mercado. Todas essas ações precisam estar bem estabelecidas no planejamento estratégico e, claro, alinhadas com todo o time

Faça uma análise inteligente de dados

Ter dados do PDV disponíveis não bastam. É preciso fazer uma análise inteligente destes indicadores coletados em campo. Isso significa verificar o índice de rupturas, a movimentação de estoque, se o preço está acima ou abaixo do praticado em determinada região e como está a efetividade do material promocional. Com tudo isso estudado, é hora de entrar em ação para corrigir falhas e prevenir problemas.

Caso ainda não tenha uma solução de coleta de dados e gestão do ponto de venda, clique aqui e conheça o aplicativo Trade Force.

Entenda o seu cliente

Conhecer a fundo os motivos pelos quais o seu cliente comprou o produto A ao invés do B é fundamental. Entender a jornada de compra, os hábitos daquele shopper, as peculiaridades de cada ponto de venda e identificar os agentes que motivam a decisão dos consumidores são fatores imprescindíveis para criar campanhas e promoções que gerem bons resultados.

Meça os resultados das campanhas

De nada adianta implantar novas ações e lançar campanhas se não analisar os números. Portanto, medir os resultados obtidos é essencial para analisar com assertividade os índices alcançados e identificar as falhas nos processos.

Monitore a concorrência

Monitorar a concorrência no ponto de venda, mas de forma efetiva, é outro fator que influencia o resultado das vendas, além de ser determinante para o sucesso de uma campanha sazonal ou lançamento de um produto.

Capacite ao máximo seus promotores

Já defendemos aqui que os promotores têm um papel estratégico dentro do trade marketing. Por isso, capacite os profissionais para que eles atuem como consultores de venda, e não apenas como repositores de gôndola. Temos um artigo que fala justamente sobre o papel do promotor de vendas.

Use a tecnologia para atacar problemas

Além das técnicas de trade marketing bem planejadas e corretamente executadas, há um outro fator que pode melhorar os resultados de sell-out: o uso de sistemas de trade marketing como o Trade Force, da ACCERA. A solução permite coletar todos os dados necessários para uma boa gestão do ponto de venda, em tempo real.

Caso queira saber mais sobre as funcionalidades do aplicativo Trade Force, entre em contato com nossa equipe pelo telefone: 11 4800-8888 ou pelo email contato@accera.com.

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