FIFO: como funciona o rastreamento de produtos no PDV?

FIFO: como funciona o rastreamento de produtos no PDV?

Você tem o costume de acompanhar de perto o sistema de rastreamento de produtos no PDV?

Conhecido como FIFO (First In, Firts Out), traduzido como “primeiro a entrar, primeiro a sair”, é um sistema que visa organizar adequadamente os estoques para que as mercadorias armazenadas cheguem às gôndolas e prateleiras em boa qualidade para o consumidor.

Esse processo assegura a satisfação do consumidor, que não levará para casa mercadorias com data de validade vencida e evita ruptura, que poderia causar prejuízos para o varejista ou e para a indústria.

Durante muito tempo, o rastreamento de produtos era realizado de maneira manual, mas hoje a tecnologia joga a favor dos promotores de vendas e dos estoquistas, com a geração de de dados e organização dos estoques com apenas alguns cliques no celular – e com menos chances de erro, claro!

Rastreamento de produtos: como funciona o FIFO

O método FIFO possibilita que o rastreamento de produtos se torne mais efetivo. Isso porque as remessas que chegam aos estoques vão sendo colocados em uma fila, de forma que os primeiros que chegaram ao local também devem ser os primeiros a sair, respeitando a data de validade.

Outra vantagem do FIFO está relacionada à lucratividade. Ao fazer o rastreamento de produtos corretamente, evita-se o desperdício, uma vez que o volume do estoque está sob controle, e também os riscos de rupturas.

O sistema FIFO é conhecido por outros nomes, entre eles PEPS (Primeiro que Entra é o Primeiro que Sai) e FEFO (First Expired, First Out) ou Primeiro que Vence é o Primeiro a Sair, em tradução literal.

Quando o produto tem um prazo de validade longo, promotores e estoquistas podem adotar o LIFO (Last In, First Out), que quer dizer Último a Entrar, Primeiro a Sair, em tradução literal.

Tecnologia para gestão de PDVs

Como falei no começo do artigo, com a tecnologia o rastreamento de produtos fica muito mais prático. Isso é possível graças a aplicativos de gestão de trade marketing como oTrade Force, da Accera.

Com um smartphone com o app Trade Force instalado, o promotor coleta uma série de dados no PDV, de forma a garantir um correto rastreamento de produtos.

Da mesma forma, o sistema também permite que o coordenador de trade marketing organize a rota dos promotores, cheque a precificação nas gôndolas e prateleiras, audite pontos extras, confira se há ruptura ou estoque virtual, entre outras funcionalidades.

Se quiser conhecer mais detalhes sobre o rastreamento de produtos com o Trade Force, entre em contato com nossa equipe pelo telefone: 11 4800-8888 ou pelo email contato@accera.com.

Espero que você tenha gostado desse artigo. Se quiser, deixe suas dúvidas e sugestões aqui nos comentários! E sinta-se à vontade também para compartilhar nossos artigos em suas redes sociais. Até breve!

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