Gift Card: cada vez mais comum no PDV

Gift Card: cada vez mais comum no PDV

O gift card definitivamente caiu nas graças dos consumidores. Se antes este item era sinônimo de falta de criatividade por parte de quem presenteava, hoje ganhou alto valor agregado. Por esse motivo, muitos estabelecimentos já apostam no vale-presente como estratégia para conquistar clientes e oferecer serviços diferenciados.

E já que o conceito sobre este produto mudou tanto, o que os promotores de trade marketing podem fazer para potencializar a venda do gift card?

Geralmente, o gift card pode ser encontrado em displays, localizados em corredores de grande circulação de pessoas ou próximos aos caixas. Mas o que mais pode ser feito para dar mais destaque a esse produto nos pontos de venda?

Como destacar o gift card no PDV?

Em muitos casos, o gift card faz parte das miudezas que atraem o consumidor no momento em que ele vai para o caixa, despertando a compra por impulso. Mas, por ser um produto que vem ganhando cada vez mais prestígio, está na hora de repensar o posicionamento dele dentro da loja, não acha?

O primeiro ponto é buscar novos locais de instalação dos displays. Isso porque o consumidor que vai para a fila de pagamento já escolheu o que vai levar, e o gift card, neste caso, teria que instigar o cliente a desistir do presente que levou tempo para escolher e colocá-lo na sacola de compras.

Dessa forma, displays com o vale-presente podem ser colocados em pontos de grande circulação de pessoas na loja, como corredores de entrada ou próximo a produtos de alto giro.

Além disso, os displays em si também podem ganhar cores e formatos para se destacar das prateleiras tradicionais, chamando mais a atenção dos clientes. Dependendo do perfil da loja, você pode apostar até mesmo em uma iluminação especial.

Portanto, uma boa estratégia de merchandising ajuda a despertar a atenção do cliente. Cartazes e outros materiais suspensos, que possam ser visualizados de longe, facilitam o direcionamento do consumidor para os pontos de venda do gift card.

E quem faz o controle do gift card?

Bom, essa tarefa é executada pelo próprio PDV, uma vez que o cliente passa pelo caixa e deixa registrada a quantidade de mercadorias que ele levou para casa. Desse modo, cabe ao promotor visitar o ponto de venda periodicamente para ficar ciente dessas vendas e repor mercadorias, evitando a temida ruptura.

Outra dica para os promotores de vendas para impulsionar também a venda de gift card é checar onde o display tem maior conversão ou qual o valor do vale-presente que tem mais saída em determinada loja.

Lembrando que para gerenciar o PDV e, inclusive, o controle de gift cards é indicado o uso de aplicativos para gestão de trade marketing, como o Trade Force, da Accera.

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