Gôndolas e prateleiras: como dispor os produtos e vender mais?

Gôndolas e prateleiras: como dispor os produtos e vender mais?

Muitos são os fatores que ajudam o consumidor na decisão de compra. E a disposição dos produtos nas gôndolas e prateleiras é uma delas. Por isso, vou lhe dar dicas de como organizar os produtos e aumentar as vendas.

Para vender mais não adianta apenas recorrer a ações de trade marketing, como tornar seu preço competitivo e disponibilizar o produto nos pontos de venda. É essencial que ele esteja também estrategicamente colocado nas gôndolas e prateleiras.

Quanto mais acessível seu produto estiver, mais facilmente ele será visualizado pelo consumidor e terá como destino o carrinho de compras.

LEIA MAIS: Vendas em atacado: dicas para fidelizar clientes

Como organizar gôndolas e prateleiras?

Existem algumas regras na hora de colocar os produtos nas gôndolas e prateleiras dos pontos de venda que nem sempre são seguidas à risca pelas equipes de campo.

Primeiramente, é importante saber que as gôndolas são divididas em cinco áreas distintas:

Área nobre: é a parte central, que fica na altura dos olhos do consumidor. Ali são colocados os produtos de maior procura. Se sua intenção é despertar no consumidor a venda por impulso, aproveite bem este local. Ah, e esta é a área mais cara da gôndola!

Altura do quadril: é o segundo lugar mais disputado depois da área nobre, sendo bastante ocupado por empresa que oferecem produtos de grande procura.

Acima da cabeça: pelo fato de ficarem no alto, estes produtos geralmente são menos vistos pelos consumidores.

Linha do joelho: estas prateleiras não estão mais no campo de visão, mas lá ficam os produtos mais baratos e essenciais. Ou seja, de qualquer forma os consumidores sempre dão uma olhadinha, seja porque precisam de determinado produto, seja porque estão em busca de preços convidativos.

Chão: esta parte da prateleira costuma acomodar os produtos de peso elevado.

Dica importante: apesar de haver espaços específicos em gôndolas e prateleiras, você sempre deve fazer uma análise de sortimento, levar em consideração o fluxo de loja e também o consumidor. No caso das crianças essa divisão sofre mudanças, pois é preciso colocar os produtos de maior apelo ao alcance delas.

Outro ponto importante que deve ser levado em consideração na hora de dispor os produtos é a percepção. Geralmente, quando o consumidor para na frente de gôndolas e prateleiras, é comum ele olhar as marcas no sentido da direita para esquerda. Partindo desse princípio, se seu produto está à direita, certamente será avistado primeiro.

Horizontal ou vertical?

Essa questão relacionada ao planograma também é bastante discutida quando o assunto é dispor produtos em gôndolas e prateleiras.

Há estabelecimentos que organizam os produtos de maneira horizontal, mas isso pode cansar o consumidor, que precisa percorrer o corredor inteiro para saber quais marcas estão disponíveis naquele momento.

Por isso, a melhor forma é dispor os produtos na vertical e em blocos. Assim, o consumidor vai visualizar o tipo de produto que precisa e facilmente saberá quais marcas estão disponíveis e seus respectivos preços.

E por falar em preço…

Não adianta nada os repositores saberem como dispor estrategicamente os produtos e deixarem de prestar atenção na identificação do preço. Ela precisa estar bem colocada e bem visível nas gôndolas e prateleiras.

Lembre-se: se o consumidor tiver que sair à procura do preço do seu produto, provavelmente ele vai desistir e pegar o do concorrente!

Sabemos que, com o imenso número de produtos e categorias para organizar e conferir nas gôndolas e prateleiras de diversos PDVs, fica difícil para os promotores fazerem essa checagem manualmente.

Por isso, existem aplicativos no mercado, como o Trade Force, da Accera, que facilita o trabalho dos promotores e traz dados e informações do ponto de venda de forma rápida, simples e assertiva.

O software de gestão de trade marketing é instalado em smartphones e tablets e, além da checagem do planograma e precificação nas gôndolas e prateleiras, também organiza a rota dos promotores, captura dados de ruptura e estoque virtual, checa a realização de pontos extras e campanhas de merchandising, entre outras funcionalidades.

Caso queira saber mais sobre o Trade Force, entre em contato com nossa equipe pelo telefone: 11 4800-8888 ou pelo email contato@accera.com.

Espero que estas informações sobre disposição de produtos em gôndolas e prateleiras possam ajudar você a vender mais! Até o próximo artigo!

Deixe um comentário

Your email address will not be published.