Reembolso de despesas: como vencer esse desafio

Reembolso de despesas: como vencer esse desafio

Como é feito o reembolso das despesas da sua equipe de trade marketing? Este é um dos grandes desafios das empresas, pois, no final das contas, o saldo financeiro precisa ser positivo.

Se sua equipe gasta muito com deslocamento, e os resultados de vendas não são bons no fim do mês, alguns ajustes precisam ser feitos.

E uma questão importante que quero conversar com você aqui neste artigo é que nem sempre reorganizar a rota dos promotores é suficiente para reduzir os gastos, viu?

Como reduzir gastos com reembolso

Antes de tudo, é preciso esclarecer o que pode ser reembolsado pela empresa.

O promotor pode solicitar o ressarcimento quando se desloca de um ponto de venda a outro, por exemplo. Além disso, o dinheiro gasto com a compra de materiais para montagem de pontos extras no estabelecimento ou para outras estratégias que possam melhorar a exposição e saída dos produtos pode ser totalmente devolvido.

Sendo assim, vou lhe dar algumas dicas para que você possa analisar sua equipe de maneira mais ampla e tomar as decisões certas para reduzir custos:

Redefina rotas entre os promotores

Essa regra é bem geral e, certamente, é uma das atitudes mais comuns a se tomar. Quanto menos tempo o promotor de vendas ficar parado no engarrafamento, mais fácil será sua rotina de trabalho. Para isso, deixe um promotor com PDVs próximos geograficamente e redefina horários de visita para que ele evite os horários de pico no trânsito.

Deslocamentos são desgastantes e estressantes, e se tornam um risco para o bem-estar do funcionário e para a qualidade das tarefas.

Ofereça alternativas de deslocamento

Dependendo da estrutura da cidade, o carro nem sempre é a melhor solução. Às vezes um ônibus de linha, um metrô ou trem consegue otimizar o deslocamento do promotor, evitando que ele sofra com os reveses do trânsito e tenha seu dia de trabalho atribulado.

Para incentivar os promotores a usarem estes transportes, às vezes é preciso que a empresa promova uma conscientização e uma mudança de cultura organizacional, de forma que os funcionários percebam que essas alternativas são para a melhoria do bem-estar deles e não uma limitação de auxílio por parte da empresa.

Forme grupos de promotores

Nos últimos anos, o que mais a gente tem visto por aí são aplicativos de carona e outras iniciativas para reduzir o número de carros com apenas uma pessoa. Que tal adotar esse mesmo recurso na empresa?

Os promotores que vão para locais próximos podem compartilhar o mesmo carro, aumentando o relacionamento da equipe e agilizando os deslocamentos.

Treine sua equipe constantemente

Uma equipe bem preparada só tende a melhorar os resultados da empresa. Por isso, reserve momentos periódicos para conversar isoladamente e em grupo para entender as dificuldades, os anseios dos promotores, compartilhar ideias e soluções e redefinir os indicadores de produtividade do PDV sempre que necessário.

Além disso, ofereça cursos e treinamentos in company, home office e em escolas especializadas para capacitar a equipe e aumentar a qualidade do trabalho.

Empodere os funcionários

Sim, existe um coordenador de trade marketing, mas nem por isso somente ele tem poder de decisão em todas as situações.

Um bom promotor de vendas pode sugerir mudanças no PDV que possam alavancar as vendas, como por exemplo a exposição do produto em uma nova gôndola ou a instalação de um display. E, caso a ideia da empresa seja fazer uma promoção, que tal deixar o promotor sugerir como fazê-la no PDV e o gestor apenas validá-la?

Se o promotor conquistar autonomia para resolver problemas e tomar pequenas decisões, sua autoestima e motivação vão aumentar e mais otimizado se tornará o seu trabalho.

Para esse empoderamento acontecer, é preciso que a relação entre gestor e promotor esteja bem alinhada.

Utilize aplicativos de gestão de trade marketing

Analisar planilhas impressas leva muito tempo, não é verdade? E uma vez que a tecnologia está aí para nos ajudar, por que não fazermos uso dela?

Por meio dos aplicativos de gestão de PDV é possível acompanhar o trabalho dos promotores por geolocalização e ter todos os dados essenciais para a tomada de decisões na palma da mão. A ferramenta também ajuda o supervisor a verificar aos valores de reembolso, uma vez que, com apenas alguns cliques, é possível verificar o deslocamento do promotor e os gastos efetuados.

Um desses aplicativos é o Trade Force, da Accera. Caso você tenha interesse em saber as funcionalidades da ferramenta, entre em contato com nossa equipe pelo telefone: 11 4800-8888 ou pelo email contato@accera.com.

Espero que minhas dicas possam ajudar você. Se você quiser sugerir novos temas para nosso blog, deixe seu comentário abaixo. Continue lendo nossos conteúdos e não se esqueça de compartilhar o artigo em suas redes sociais. Até mais!

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