Tendências do varejo: supermercado em shoppings

Tendências do varejo: supermercado em shoppings

Você já deve ter notado uma das tendências do varejo: a inauguração de supermercados dentro de shoppings centers. Este ano, uma série de redes adotou esta estratégia, a exemplo do Minuto Pão de Açúcar, Dia%, Carrefour Express, GF e muitas outras bandeiras, espalhando lojas em diversos empreendimentos pelo Brasil.

A iniciativa faz todo o sentido, à medida em que o consumidor busca cada vez mais conveniência e praticidade, em meio a uma rotina agitada e sem tempo para perder. Por isso, ter um supermercado dentro do shopping facilita muito o cotidiano dos visitantes e também de quem trabalha por lá ou no entorno.

É uma tendência na qual todas as partes saem ganhando: o consumidor, que tem mais comodidade, pois a partir do momento em que está no shopping já aproveita para levar o pão, os ovos e o café que estavam faltando na dispensa; e também o varejista, que atrai os já habituais visitantes e pode contar com a infraestrutura completa do centro de compras, como estacionamento, segurança etc.

LEIA TAMBÉM: Varejo de vizinhança está em expansão no Brasil

Somente na região do Grande ABC Paulista, três redes de supermercados acabaram de inaugurar suas lojas em shoppings centers, todas no modelo de varejo de vizinhança: o Carrefour Express abriu as portas no Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, e no Shopping Praça da Moça, em Diadema. Já o Minuto Pão de Açúcar vai atender os clientes do Golden Square, também em São Bernardo do Campo.

Em outros estados, a tendência também se repete. No início do ano, o GF Supermercado chegou ao Via Café Garden Shopping, em Varginha (MG), o Supermercado Belem foi inaugurado no Garten Shopping, de Joinville (SC), o Supermercado Dia% chegou ao Shopping João Pessoa, em Porto Alegre (RS) e o Pão de Açúcar entrou no mercado de Salvador, com um PDV no Shopping da Bahia.

Em São Paulo, essa iniciativa chegou há algum tempo e vem ganhando força, a exemplo da loja do Zaffari inaugurada no Shopping Morumbi Town. Antes disso, já encontrávamos redes como a St. Marche, no Shopping Pátio Higienópolis, o Master Supermercados, no Shopping Frei Caneca, e o Pão de Açúcar, no Shopping Iguatemi.

Tendências do varejo como essa tendem a crescer ainda mais, pois a aceitação deste tipo de loja está cada vez maior. Pelo menos é o que mostra uma pesquisa da Kantar Worldpanel realizada em dez países da América Latina, inclusive o Brasil, que revela que 68% dos consumidores preferem fazer compras perto de casa ou do trabalho. Uma tacada certeira para quem aposta em unidades dentro dos shoppings.

VEJA MAIS: Mercado pet e outros setores em alta no varejo

Comentários (2)

  • Flavio Tradeov Reply

    Tendência? No RS, isso é um hábito tão antigo quanto os próprios supermercados. Praticamente todos os grandes shoppings de Porto Alegre possuem um supermercado dentro. O hábito foi iniciado pelo Grupo Zaffari em mil-trocentos-e-guaraná-com-rolha, que depois inspirou outras empresas como a Sonae, então donos do BIG e do Nacional e, futuramente, o Grupo Pão de Açúcar.

    02/01/2017 at 16:04
    • Trade Force Reply

      Olá, Flavio! Bom saber que isso é mais habitual no RS. O que apuramos é que isso tem se tornado mais frequente também em outros estados. Obrigada pela participação.

      12/01/2017 at 13:34

Deixe um comentário

Your email address will not be published.