Vendas em atacado: dicas para fidelizar os clientes

Vendas em atacado: dicas para fidelizar os clientes

Melhorar o desempenho das vendas em atacado nem sempre é uma tarefa simples. Para isso, é necessário prestar um bom atendimento e construir laços fortes e duradouros com os clientes, além de evitar ao máximo as rupturas.

Para fidelizar clientes e ampliar as vendas em atacado são usadas estratégias diferenciadas, até porque geralmente eles não são os mesmos consumidores que visitam os varejos espalhados pelo Brasil.

Normalmente, o público dos atacados é composto por comerciantes de pequeno e médio porte ou empresários que precisam comprar produtos em maior quantidade e com preço unitário menor.

O fato de clientes de atacado comprarem para revender faz também com que eles tenham atenção redobrada na hora de fechar negócios. Por isso, é importante saber atrair e reter quem passa continuamente no seu estabelecimento para abastecer o próprio negócio.

Quer uma ajuda para tornar seus clientes fiéis e ter um aumento de vendas em atacado? Então leia no artigo algumas dicas.

6 dicas para tornar fiéis os clientes de venda em atacado

Pense na logística. Você já parou para analisar o seu cliente? Como ele caminha pela loja? O que ele procura? Ele tem autonomia para pegar os produtos de seu interesse ou precisa contar com a ajuda de um funcionário com maquinário?

Ao obter essas respostas, você terá um panorama de como seu cliente é tratado atualmente em sua loja e o que você pode fazer para agilizar as compras dele. Lembre-se que ele também possui clientes e não pode perder tempo com processos complexos existentes no seu comércio.

Invista em serviços especiais. Aqueles clientes que frequentam o seu estabelecimento com frequência e gastam grandes quantias merecem uma atenção especial, você não acha?

Eu penso que sim. Então, avalie a possibilidade de agregar mais valor aos produtos que ele compra e isso não quer dizer apenas dar um desconto, viu? Se as lojas de varejo e os cartões de crédito apostam em ações de marketing promocional, como clubes de vantagens, por exemplo, que tal pensar em algo semelhante para o seu negócio?

Assim como você, que é dono de atacado, o cliente desse segmento também busca lucro. Portanto, se você encontrar uma maneira de vender produtos que gerem maior fidelização, melhor ainda!

Preocupe-se com a qualidade dos seus produtos. Vou dar um exemplo: uma mãe chega ao supermercado e encontra várias embalagens de iogurte com a tampa violada. Ela certamente não vai comprar e nem vai retornar ao estabelecimento, certo? No atacado, funciona do mesmo jeito!

Boa parte dos clientes de atacado compra produtos para revender. Logo, se eles não estiverem em bom estado, o dono do estabelecimento não vai conseguir fechar negócio, ficando com o prejuízo do produto parado e a perda do cliente.

Então, tenha a preocupação de manter a alta qualidade dos seus produtos e seguir as normas de qualidade, desde a preocupação com as informações contidas na embalagem até a conservação e a limpeza dos itens.

Fidelidade é fruto de uma boa relação. A internet permite que as pessoas se comuniquem de maneira rápida, e quem não acompanha essa velocidade pode se prejudicar.

Portanto, descubra onde seu cliente está, como ele interage com você e use esses meios para manter a boa comunicação. Ele está no Facebook? Faça postagens, responda aos comentários e às mensagens inbox com agilidade. Eles usam bastante o formulário do seu site? Ótimo! Então se faça presente ali também!

À medida que você interage com o cliente, ele terá a segurança de que você está atento ao que ele diz e pensa. E essa sua preocupação só fortalecerá os laços entre você e seu cliente.

On e off andam de mãos dadas. Você responde prontamente ao seu cliente e o deixa satisfeito? Maravilha. Mas se ele passa por algum problema na sua loja, o resultado é o mesmo? Se não, isso é um problema.

Não adianta ser um exemplo de eficiência nas redes sociais e não atender bem o cliente quando ele vai à loja. Para evitar crises, ofereça treinamentos constantes à sua equipe, de forma que eles saibam ter empatia pelo cliente e acalmá-lo com soluções rápidas e assertivas.

Evite rupturas a todo custo. Assim como no varejo, a ruptura também é um problema no atacado. Os motivos que geram a falta de produto são os mais diversos possíveis, mas estima-se que a maioria deles (59,9%) esteja relacionada a problemas de abastecimento da gôndola e estoque virtual não ajustado no inventário, segundo dados da ACCERA.

Por isso, é importante contar com ferramentas que ajudem na gestão do atacado. O aplicativo Trade Force, da ACCERA, é uma solução mobile no qual o próprio funcionário da loja ou promotor de vendas coleta os dados no ponto de venda e repassa em tempo real para o supervisor.

Assim, é possível controlar diariamente se há alguma ruptura, para corrigir o problema com rapidez ou mesmo evitá-la, para não prejudicar as vendas.

E aí, gostou das nossas dicas? Então, comece logo a colocá-las em prática!

E caso queira saber mais sobre as funcionalidades do aplicativo Trade Force, entre em contato com nossa equipe pelo telefone: 11 4800-8888 ou pelo email contato@accera.com.

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