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4 ações de marketing promocional essenciais no varejo

A importância de criar uma relação de proximidade com o consumidor é cada vez mais latente no mercado, principalmente no varejo, que teve a maior queda de vendas nos últimos 14 anos, segundo dados do IBGE no primeiro trimestre de 2017. Por isso, planejar ações de marketing promocional é primordial para melhorar o desempenho financeiro, seja em grandes negócios ou em pequenos comércios.

As ações de marketing promocional envolvem toda a comunicação de uma marca que busca ampliar seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, segundo define a Associação de Marketing Promocional (AMPRO).

Na […]

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Gerenciamento por categoria: o poder do shopper

Com a grande quantidade de produtos disponíveis nos pontos de venda, o consumidor pode facilmente sentir-se perdido ou não encontrar o que realmente deseja. Para organizar essa proporção ideal de itens, um bom trabalho de gerenciamento por categoria é necessário para adaptar a loja às necessidades do shopper e garantir a melhor experiência de compra.

Elaborado para nortear as tomadas de decisões dos gestores de varejo, o gerenciamento por categoria (GC) é uma metodologia contida no modelo ECR (Efficient Consumer Response). Criado no início da década de 1990, o objetivo é melhorar a performance das categorias de produto, identificando o sortimento […]

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5 dicas práticas para melhorar a gestão de PDV

Para melhorar o desempenho de vendas é preciso contar com uma gestão de PDV eficiente, que saiba administrar o dia a dia da execução e as equipes em campo, analisar indicadores e números de forma inteligente, antecipar-se aos possíveis problemas e falhas operacionais e manter-se atualizada sobre as tendências de mercado.

Além desses pontos, uma boa gestão de PDV também inclui obter informações sobre o comportamento e a decisão de compra dos consumidores. No momento da venda, diversos fatores influenciam o consumo, tais como aspectos sociais, culturais, hábitos regionais ou formas de pagamento. Por isso, analisar todos esses dados antes de […]

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Como estruturar um planejamento de trade marketing eficiente

É evidente a importância de um planejamento de trade marketing, tendo em vista os resultados possíveis a serem alcançados com a realização de um trabalho eficiente, como por exemplo maior aproximação do consumidor com a marca e o fortalecimento da relação entre indústria e distribuidores.

A principal função do planejamento de trade marketing é alinhar os objetivos do varejista e da indústria, de modo que a operação siga da maneira mais vantajosa – e lucrativa – para ambas as partes.

Dessa forma, o trabalho de planejamento de trade marketing é bilateral. Assim, o papel da indústria é desenhar “soluções” sob medida para […]

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Por que a análise de sortimento é tão importante?

Quando se pensa na gestão de um ponto de venda, uma das questões fundamentais é saber quais os produtos mais adequados para determinada loja. Definir o sortimento ideal é primordial não só para atender à demanda e fidelizar clientes, mas também para gerar lucratividade, investindo em itens que contribuam efetivamente para o bom desempenho financeiro.

O sortimento pode ser definido como o conjunto de tudo o que é comercializado em uma loja. Os produtos são divididos em categorias e subcategorias, de acordo com a necessidade que atendem. Por exemplo: na categoria bebidas, temos a subcategoria bebidas alcóolicas, refrigerantes, chás etc.

Dentro dessa […]

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Business Intelligence: transformando indicadores em ações

É cada vez maior a quantidade de dados disponíveis sobre os mais variados tópicos de mercado, que vão desde ações de concorrentes até o perfil completo dos consumidores. A facilidade de acesso a esses indicadores é de grande valia em um cenário cada vez mais competitivo, porém, é importante ter uma estratégia de business intelligence para aproveitar todos esses números de forma eficiente.

O Business Intelligence (BI), ou inteligência de mercado, é o termo designado para captar dados de importância para determinada empresa e transformá-los em ações relevantes e que possam ser usadas no dia a dia da organização para melhorar […]

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6 dicas para criar uma campanha de incentivo de sucesso

No ambiente de vendas, é comum o uso de campanha de incentivo para alavancar o desempenho das equipes. Para ter maior sucesso, porém, ela não deve ser somente baseada em comissões e prêmios por metas alcançadas, mas sim ter um papel estratégico para alavancar as vendas de forma consistente.

Em tempos de queda no varejo, uma boa campanha de incentivo pode ser uma alternativa para retomar o volume das vendas, trabalhar o marketing de um produto específico ou desenvolver uma região ou loja que precisa de maior atenção.

Um exemplo de campanha de incentivo acontece com programas de gamificação, onde são criados […]

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Monitoramento da concorrência ajuda a aumentar vendas

Além do cuidado com a execução no ponto de venda, o monitoramento da concorrência de forma efetiva é um dos principais fatores que influenciam o resultado de vendas e pode ser determinante para o sucesso de uma campanha sazonal ou lançamento de um produto.

Atuando junto às principais indústrias do mercado, tenho reparado ao longo do tempo que o trabalho realizado pela concorrência nem sempre é observado estrategicamente, o que, em algumas situações, prejudica muito os resultados das ações no ponto de venda.

Manter um monitoramento da concorrência e ajustar-se às situações necessárias de forma rápida, no time correto no qual essas […]

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O novo papel do promotor de vendas

Engana-se quem pensa que o promotor de vendas tem função reduzida à reposição de estoque e checagem de preço. Este profissional possui um papel cada vez mais estratégico tanto para a indústria como para o varejista, e tem a responsabilidade de aproximar a marca ao consumidor no ponto de venda.

É claro que os cuidados com adequação de estoque e reposição de gôndola não devem ser menosprezados. Sabemos que os casos de ruptura são responsáveis por aproximadamente 5% das perdas no faturamento do varejo, de acordo com dados da Nielsen. Por isso, fazer o reabastecimento rápido e se atentar para possíveis […]

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O que é Field Marketing?

O que é Field Marketing? Você já deve ter percebido que este termo está se tornando cada vez mais comum no mercado de trade marketing e varejo. O field marketing, na tradução literal, corresponde ao “marketing de campo”. Na prática, podemos dizer que ele é responsável pelas estratégias e ações no ambiente de compra, funcionando como um verdadeiro suporte ao trabalho de vendas e merchandising.

Entre as principais ações do Field Marketing estão o desenvolvimento e o monitoramento de atividades de marketing relacionadas diretamente ao ponto de venda. A ideia central é ter um contato direto com o consumidor, por isso, […]

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