10 conselhos de empreendedores de sucesso

10 conselhos de empreendedores de sucesso

Uma mulher que não encontrava sapatos para o seu tamanho e resolveu ela mesma fabricar os calçados. Um jovem da periferia que contrariou sua realidade e criou um projeto social para capacitar adolescentes para o trabalho. Um advogado que largou um ótimo emprego e começou do zero um aplicativo de viagem. Estas são algumas histórias de empreendedores de sucesso que envolvem boas ideias, planejamento, estruturação do negócio e muita persistência.

Casos de empreendedores de sucesso como esses são realmente inspiradores e podem ser conferidos no livro “Jovens Empreendedores – Líderes do Brasil que Dá Certo”, coordenado por Geovanna Donella e Andréia Roma, com 22 coautores (Editora Leader).

empreendedores-se-sucesso-livro

Sócio-diretor da Trade Force, Tiago Galvani é coautor do livro Jovens Empreendedores – Líderes do Brasil que Dá Certo

Sabemos que muitas pessoas se tornam empreendedoras depois de perder o emprego ou por enfrentar uma crise financeira. No Brasil, por exemplo, a instabilidade econômica fez com que o número de empreendedores crescesse e atingisse 52 milhões de pessoas, de acordo com a mais recente pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), patrocinada pelo Sebrae.

Esses dados mostram que em cada dez brasileiros adultos, quatro já têm uma empresa ou estão envolvidos com a criação de uma. Um número realmente impressionante!

A pesquisa também revelou que 56% dos empreendedores abriram o próprio negócio depois de identificar uma oportunidade no mercado. Foi o que aconteceu com um dos sócios-diretores da Trade Force, Tiago Galvani, um dos coautores do livro. Economista e com vasta experiência em multinacionais, ele reforçou o time da então recém-fundada Trade Force em 2012, quando notou o grande potencial do aplicativo desenvolvido pela startup. “Observamos que 80% da decisão de compra do consumidor se dá no ponto de venda e, há cinco anos, boa parte dos promotores em campo ainda utilizava papel e caneta para coletar dados do PDV. Foi então que comprovamos que nossa ferramenta, um aplicativo eficiente, rápido e amigável, tinha grande chance de sucesso”, conta.

LEIA MAIS: Como nasceu o aplicativo da Trade Force

E ele apostou certo. Hoje, a Trade Force é líder de mercado e atende mais de cem clientes no Brasil e no exterior. Mas claro que esse caminho de empreender não foi tão simples e fácil assim. Para conquistar este resultado, aconteceram muitos erros e aprendizados importantes para o crescimento do negócio. Por isso, confira a seguir algumas dicas apontadas no livro.

Conselhos de empreendedores de sucesso

1. Tenha uma ideia definida e procure testá-la na prática, conversando com o mercado, potenciais usuários e amigos.
2. Escolha seus sócios por competência, e não por amizade, e deixe claro a função de cada um dentro da empresa.
3. Seja transparente com seus sócios. Discussões são importantes para o crescimento da empresa, mas ninguém é dono da verdade.
4. Estude o mercado, analise os seus concorrentes e foque em um nicho.
5. Atenção à receita. Não confunda faturamento da empresa com retirada dos sócios. Isso pode quebrar o negócio.
6. Defina muito bem seus processos para agilizar as tomadas de decisão e entregas aos clientes.
7. Envolva seus familiares no seu projeto. Eles são os seus maiores apoiadores nesta longa jornada.
8. Contrate os melhores profissionais do mercado.
9. Faça algo que ame, para trabalhar com prazer e qualidade.
10. Sonhe grande.

LEIA TAMBÉM: 6 lições do Programa Promessas para fazer sua empresa crescer

Deixe um comentário

Your email address will not be published.