5 ideias para motivar sua equipe de promotores

5 ideias para motivar sua equipe de promotores

Que tal começar o ano com uma boa dose de motivação? Sabemos que nem sempre é fácil incentivar as equipes de trabalho, ainda mais se estas atuam em ambientes externos, ou seja, sem o acompanhamento pessoal diário de um gestor, como é o caso de boa parte dos promotores de vendas.

Então, para ajudar nesta tarefa, reunimos aqui cinco ideias práticas para implantar agora e alcançar maior comprometimento das equipes.

  • Dê abertura para os subordinados

Muitas vezes, as pessoas que atuam em campo percebem mais rapidamente alguns problemas que ocorrem na ponta. Em outras ocasiões até gostariam de sugerir melhorias, mas geralmente não encontram abertura dos gestores para tal iniciativa. Portanto, sempre que possível, deixe claro para sua equipe que você está com os ouvidos abertos para receber sugestões ou conhecer melhor os problemas que acontecem na rua. Certamente, os colaboradores estarão mais confiantes para compartilhar o dia a dia com você.

  • Estimule as boas ideias

Pedir sempre a opinião dos subordinados e instigá-los a dar ideias de melhoria são ótimos fatores de motivação. Além de colaborar para um ambiente mais produtivo, os funcionários se sentirão mais envolvidos nas tarefas diárias, mesmo sem ter um líder por perto o tempo todo. Neste caso, se possível, vale também criar premiações para ajudar no incentivo. Por exemplo, o melhor projeto implantado recebe um presente no final do ano.

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  • Ajude-os a enxergar o quanto são importantes

Para um bom líder, não basta simplesmente delegar tarefas ou dizer o que está certo ou errado. Para que o funcionário se sinta motivado, ele precisa saber exatamente o quanto o trabalho dele é importante dentro da estratégia da empresa. Por isso, em todas as reuniões e treinamentos, reafirme como os colaboradores externos são essenciais, especialmente por estarem mais próximos do cliente e do consumidor. Se possível, mostre números, ressaltando que aquela equipe ajudou a reduzir o custo em X% ou contribuiu para o aumento das vendas.

  • Busque parcerias

Uma outra maneira de incentivar os funcionários é buscar parcerias para suprir suas necessidades ou expectativas. Que tal, por exemplo, fechar uma parceria de desconto em uma escola de idiomas ou promover um curso internamente? Vale até fazer pequenos workshops com colaboradores voluntários. E, hoje, com a ajuda da internet, isso pode ser feito online.

  • Agradeça e celebre as conquistas

Quando a empresa atingir alguma meta importante ou conseguir quebrar o recorde de vendas, por exemplo, nada melhor do que exaltar sua equipe pelas conquistas realizadas. Pode ser através de um telefonema, de um e-mail ou de um elogio em uma reunião. As bonificações no dia a dia também são ótimas maneiras de mostrar reconhecimento, tais como folgas extras, vale-compras, almoço especial. Qualquer iniciativa vale, o importante é sempre agradecer, afinal ninguém consegue nada sozinho.

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