5 tecnologias para o varejo apresentadas na NRF Big Show

5 tecnologias para o varejo apresentadas na NRF Big Show

Nós, da Trade Force, respiramos tecnologia e inovação. Sendo assim, não poderíamos ficar de fora do maior evento de varejo do mundo, a NRF Retail´s Big Show, realizada esta semana em Nova York (EUA). Ao lado de mais de 510 expositores, garimpamos as tendências mais bacanas da feira – e que logo mais estarão consolidadas nos pontos de venda.

Após o quarto ano seguido participando da NRF, constatamos alguns pontos importantes. O primeiro é que permanece a tendência de automatizar o checkout no varejo, tornar o processo mais ágil, prático e que gere mais conveniência aos usuários. Neste quesito, observamos tanto soluções já existentes, como aquela da Amazon, onde o próprio cliente pode escanear os produtos que deseja adquirir com seu smartphone e levá-los para casa na sequência, como também algo mais novo, como o checkout móvel. Neste caso, não há espaço físico fixo para o registro das compras, mas, sim, um aparelho que acompanha o cliente por toda a loja e já possibilita o pagamento dos itens.

Outra tendência que também veio forte nesta edição da NRF foi a tecnologia de “people couting”. Trata-se de câmeras instaladas dentro da loja com um software capaz de contar as pessoas que entram, avaliar o gênero delas, a faixa etária e até o tempo de parada em frente a uma vitrine, por exemplo.

 

Além desses dois exemplos, também encontramos muitas outras tecnologias interessantes e inovadoras (mostramos cinco delas logo abaixo) na NRF Big Show. No entanto, acho sempre importante ressaltar que informação não é nada sem execução. Não basta ter todos esses dados preciosos nas mãos. É preciso ter inteligência para tomar as medidas necessárias para corrigir falhas ou melhorar a operação no varejo.

LEIA TAMBÉM: Marketing de Varejo: desafios para uma boa execução

Organizado pela National Retail Federation (por isso o nome NRF), o evento ocorre anualmente, todo mês de janeiro, no grandioso Jacob K. Javits Convention Center, em Nova York, e reúne executivos de varejo e tecnologia, empresários e lojistas de mais de 90 países.

O principal foco é da NRF é apresentar as tendências e tecnologias disponibilizadas aplicadas aos pontos de venda e até mesmo aos ecommerces, com inovações incríveis. Além disso, a feira também realiza debates e palestras com grandes nomes do mercado.

Confira as novidades da NRF 2017


1. Detector de fraude no checkout
Imagine só um sistema capaz de analisar imagens de vídeos em tempo real e detectar automaticamente possíveis fraudes e erros operacionais no checkout. Com o StopLift Checkout Vision, tecnologia desenvolvida pela empresa americana StopLift, ficará muito difícil “esquecer” de registrar um produto ou passar uma mercadoria dentro do carrinho sem cobrança. Além das câmeras, o sistema utiliza reconhecimento de imagem e até sensação de calor para fazer o monitoramento. Assista ao vídeo.

 

2. Carrinho que detecta ruptura
A americana Focal Systems trouxe para a feira um tablet com dispositivos e sensores que transformam um simples carrinho de compras em uma verdadeira plataforma de inteligência. Com uma câmera acoplada, o sistema faz uma leitura da gôndola e detecta se estão faltando itens na prateleira, se o planograma está sendo cumprido e se o material de merchandising está correto. Além disso, o tablet também auxilia os clientes a encontrar produtos na loja (inclusive mostra o posicionamento deles na gôndola), apresenta ofertas e traz comparativos de preço entre as marcas. O mais bacana é que ele também pode ser usado como um dispositivo para check-out automático. Basta selecionar os produtos e colocar na cesta de compras com um clique.

3. Análise do shopper na gôndola
Também com a utilização de câmeras, o Spark Analytics coleta e analisa dados do ponto de venda, enquanto o shopper está parado em frente à gôndola. Assim, o sistema é capaz de trazer informações preciosas sobre o comportamento deste consumidor (se está satisfeito, apresenta irritabilidade, dúvida etc.) e que podem servir de base para melhorias operacionais. Todos os indicadores coletados vão para um dashboard online, para análise do gestor.

LEIA TAMBÉM: Aplicativo para celular melhora a gestão de PDV

4. Simulador de realidade virtual
A novidade desenvolvida pela empresa italiana Invrsion é um simulador de realidade virtual que permite que o usuário escolha os produtos que quer comprar apenas visualizando-os em um supermercado virtual com óculos 3D. Além da venda, o varejista pode colocar material de merchandising dentro deste espaço virtual e disponibilizar ao cliente todas as informações sobre os itens desejados: preço, comparativo com o concorrente, dados nutricionais etc. O mais interessante é que esse simulador tem um realismo impressionante e combina tudo isso a ferramentas de business intelligence. Veja o vídeo.

 

5. Scanner de corpo 3D
De olho na onda crescente da customização, a empresa sueca Volumental desenvolveu um scanner 3D que fornece dados de dimensões exatas do corpo humano. Na feira, a companhia apresentou o Foot Scanning, um scanner para os pés que permite a confecção de calçados personalizados de acordo com as especificações exatas do formato dos pés de cada cliente, conforme tipo de pisada, extensão dos dedos, etc. A tecnologia já é usada por grandes marcas, como a fabricante de calçados New Balance.

VEJA TAMBÉM: Trade Force recebe investimento do Microsoft BizSpark

 

Comentários (2)

  • Alexander Peres Reply

    Leão,
    Sempre atento às novas tendendicias.
    Muito intetessante a NRF 2017.
    Tambem gostei muito.
    Parabens pelo post.

    21/01/2017 at 07:00
    • Trade Force Reply

      Olá, Alex! Foi mesmo muito bom saber de todas essas tendências! Obrigado pela mensagem!

      25/01/2017 at 09:11

Deixe um comentário

Your email address will not be published.