6 passos para se destacar na carreira de promotor de vendas

6 passos para se destacar na carreira de promotor de vendas

Dinamismo, responsabilidade e proatividade são algumas das qualidades mais admiradas na carreira de um promotor de vendas. Esta é uma profissão que depende muito do esforço pessoal de cada um, já que não há uma formação específica, apenas cursos e treinamentos, muitas vezes ministrados pelo próprio empregador.

Para se destacar, porém, é preciso ir além. Não basta somente abastecer a gôndola, expor o material de merchandising, registrar a falta de produtos e verificar a precificação. Aqueles profissionais que se dedicam um pouco mais e entregam um trabalho mais “caprichado” têm grandes chances de evoluírem, ocupando cargos na supervisão ou na área de vendas.

Se você é promotor de vendas e quer crescer nesta carreira, confira algumas dicas de especialistas da área.

1- Exercite a criatividade
Um bom promotor de vendas não deve simplesmente colocar o produto em exposição. Faça isso de maneira criativa, para atrair ainda mais a atenção do consumidor e impulsionar as vendas. Quando estiver com algum problema, crie novas oportunidades e proponha soluções inovadoras.

LEIA TAMBÉM: A importância de ter boas ações de marketing promocional no PDV

2- Conheça o produto com profundidade
Parece óbvio, mas muitos promotores não conhecem profundamente aquilo que expõem. Procure se informar ao máximo sobre os produtos, os benefícios, os diferenciais com relação aos concorrentes. Isso se torna ainda mais fundamental se você for realizar a demonstração da mercadoria ou for promover uma degustação.

3- Sugira melhorias
Nem sempre o supervisor pode acompanhar de perto, fisicamente, tudo o que acontece no seu dia a dia. Portanto, fique de antena ligada e, quando possível, sugira melhorias em processos, ferramentas ou mesmo na rotina de trabalho. Converse com seu coordenador ou envie suas ideias com frequência, para que seja sempre lembrado como um colaborador interessado e participativo.

4- Organização é palavra de ordem
Antes de começar a rotina diária, organize-se, programe-se com antecedência. Isso é essencial para que o roteiro seja cumprido conforme o esperado. Veja qual o melhor itinerário para chegar às lojas que precisa visitar, qual a melhor forma de deslocamento, utilize corretamente as ferramentas e aplicativos que auxiliam no registro de informações. No entanto, se ainda tiver algum contratempo, avise seu superior.

VEJA MAIS: Como melhorar o monitoramento de promotores em campo

5- Busque sempre aprimorar o conhecimento
Sempre que possível procure aprimorar o conhecimento, buscar novas ideias, ler mais sobre temas da sua área. Quanto mais você investe no seu desenvolvimento, mais chances terá de ser reconhecido. E não precisa ficar esperando a empresa oferecer cursos e treinamentos. Hoje, a internet é uma ótima fonte de conhecimento. Procure os sites e autores de referência e siga-os.

6- Esteja atento a tudo o que acontece
Estar atento a tudo o que acontece no ponto de venda é de extrema importância para o profissional que quer se destacar nessa carreira. Todo promotor de vendas deve ter em mente que ele é um profissional essencial na área de trade marketing e sua atitude dentro do PDV pode potencializar as vendas. Sendo assim, observe o comportamento e os hábitos dos consumidores, verifique como eles recebem as promoções da sua empresa, estude os produtos concorrentes. Exerça um papel de estrategista para o seu supervisor.

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Comentários (9)

  • Eliezer Reply

    Excelentes dicas, a palavra chave é: Dedicação
    Trabalho na área desde 93 , época de muita valorização deste trabalho, inclusive dos clientes atendidos com ótimo feedback aos trabalhos executados. Com o tempo essa dedicação se tornou um desafio ainda maior, com crescimento das indústrias e da necessidade de mais profissionais, muitos contratos passaram a ser terceirizados reduzindo salários e qualidade do serviço (ainda ouço geretes de lojas dizerem: “antigamente o promotor brigava por espaço, hoje mal faz o trabalho). Claro que trago aqui uma realidade em campo e sei que entre esses contratados surgiram destaques que tem essa dedicação e vem quebrando a barreira imposta por um erro das indústrias em terceirizar a mão de obra, além daquelas que fazem promotores seguirem uma cartilha de horários e regras que atrapalham em muito o trabalho em campo, digo pq trabalhei num broker em Indaiatuba -sp com controles rígidos de horários via gps e estipulando com cobranças “X” números de fotos diárias…além de outras coisas. Quem está em campo tem que ter a liberdade de analisar e atender conforme a necessidade de cada cliente atendido, sem seguir cartilhas rígidas.

    12/07/2016 at 23:56
    • Rod Reply

      Concordo plenamente, lembrando que o promotor ou qualquer pessoa que trabalhe em área externa não tem controle de ponto ou algo do tipo. Assim abrindo brechas para criarem aplicativos que possam monitorar o funcionário em tempo real cada cliente ou loja é uma questão ou situação diferente não podemos generalizar e axar que vamos trabalhar da mesma forma em cada loja. O aplicativo é bom para a empresa mas frustante ao funcionário até por que só quem ja foi promotor vai entender o que estou falando. No meu ver este aplicativo não passa de uma coleira presa ao funcionário nada alem disso.

      27/04/2017 at 12:33
      • Trade Force Reply

        Olá Eliezer, obrigado pelo seu comentário e contribuição com opinião. Abraços

        22/05/2017 at 12:50
  • Fernanda Reply

    Muito inteligente suas dicas, são bem valiosas e de grande proveito.
    Ajudou bastante!!

    15/06/2017 at 01:13
    • Trade Force Reply

      Olá, Fernanda! Muito obrigada pela sua mensagem! Ficamos felizes em ver que estamos ajudando! Abraços

      27/06/2017 at 14:39
  • Daniel Reply

    Gostei muito do texto!! Estou no ramo a 15 anos gosto muito do meu trabalho, por ter liberdade de horário e não ficar preso a um so local mas acredito que nosso ramo está desfasado salários baixos e muita terceirização da mão de obra, se tornando uma profissão sem o mínimo de respeito ao promocional.

    26/06/2017 at 19:51
    • Trade Force Reply

      Olá, Daniel! Obrigado pela mensagem! O promotor realmente é estratégico para o trade marketing e merece ser valorizado! Abraços!

      27/06/2017 at 14:29
  • Nei Reply

    Eu concordo com tudo que o Eliezer e o Rod comentaram.

    19/08/2017 at 20:54
    • Trade Force Reply

      Legal, Nei! Muito bom gerar este debate e valorizar os profissionais!

      25/08/2017 at 11:52

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