A importância da análise da concorrência em trade marketing

A importância da análise da concorrência em trade marketing

Muitas vezes, estamos tão focados em fazer o nosso negócio dar certo que nos esquecemos de analisar como a concorrência está atuando no mercado. É muito importante conhecer as forças e fraquezas de empresas e marcas do setor para traçar ações mais competitivas e eficientes.

Não é à toa que a análise da concorrência é uma das principais atividades do planejamento de marketing. Em trade marketing isso não é diferente. É preciso estar o tempo todo verificando quais os preços praticados pelos concorrentes, quais ações promocionais estão realizando, quais os lançamentos previstos, como está o abastecimento dos produtos similares. Só assim é possível atuar de forma competitiva dentro de um ponto de venda.

A vantagem de conhecer a fundo a concorrência é aprender com os acertos e os erros cometidos por quem já atua no mercado. Resumindo, é preciso saber os motivos que levam o consumidor a optar pelo produto concorrente e não pelo seu.

A concorrência no trade marketing

Dentro das áreas de trade marketing e merchandising, o papel do promotor de vendas é essencial para fazer o monitoramento correto da concorrência. Como ele está em campo diariamente, pode acompanhar de perto as ameaças do mercado, as tendências do setor, as novidades que aparecem no PDV. Com todas essas informações em mãos, fica mais fácil planejar novas ações e estratégias mais certeiras de comunicação com o público.

LEIA TAMBÉM: Aplicativo de trade marketing ajuda na gestão de pontos de venda

Sendo assim, é essência orientar sua equipe de campo para observar pontos importantes com relação à concorrência. Veja alguns exemplos:

  • Quais os produtos de determinado PDV concorrem diretamente com os meus?
  • Por quanto o meu concorrente está vendendo um produto similar?
  • Meu concorrente tem feito alguma ação promocional para alavancar as vendas?
  • Meu concorrente tem material promocional de impacto?
  • O produto do meu concorrente está no tabloide?
  • Meu concorrente tem pontos extras?
  • O produto do meu concorrente tem mais destaque que o meu na gôndola?
  • Como está a limpeza e a organização dos produtos concorrentes?

Em resumo, analisar a concorrência é de fundamental importância para toda e qualquer empresa que quer se manter no mercado. É necessário saber tudo sobre seu concorrente, identificar vantagens (ou desvantagens), comparar produtos, preços e promoções. Tudo isso, certamente vai contribuir para preparar estratégias de trade marketing mais efetivas e conquistar mais espaço no mercado. Sempre lembrando, claro, que tudo isso precisa ser feito dentro do limite da ética, com práticas que ajudem a desenvolver o segmento e que promovam a inovação, não a concorrência desleal.

VEJA TAMBÉM: A importância das ações de marketing promocional no PDV

Deixe um comentário

Your email address will not be published.