A importância de ter boas ações de marketing promocional no PDV

A importância de ter boas ações de marketing promocional no PDV

Quem é que nunca foi a uma loja atraído por uma promoção “imbatível”? Pois é, todo mundo gosta de uma liquidação. Muitas vezes, pequenas táticas de marketing promocional, como distribuição de brindes ou cupons de desconto, podem resultar em aumento de vendas no ponto de venda (PDV).

Muita gente associa o marketing promocional apenas a uma política de descontos, mas ele vai muito além disso. Tanto é que a própria Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro) ampliou o conceito do termo para: “toda comunicação de marca com o objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, o uso, a fidelização ou a experiência de produtos ou serviços”.

Isso significa que um bom marketing promocional está na capacidade de relacionamento com seus potenciais consumidores, além de ampliar a percepção do valor da marca e fidelizar o público. E isso pode ser feito de várias formas: por meio da distribuição de amostras grátis, demonstração de produtos, degustações, ofertas, descontos, programas de pontuação por compra, entre outros meios.

Uma pesquisa apresentada no Congresso Brasileiro de Live Marketing deste ano aponta que 76% das empresas que atuam no trade marketing fazem ações de marketing promocional no ponto de venda. Mas não basta ter estratégias bem executadas. É preciso analisar se elas estão alinhadas às táticas comerciais, para garantir o resultado desejado. Desta maneira, é essencial conhecer o mercado de atuação e o público-alvo, identificar tendências e desenvolver campanhas com foco na fidelização de clientes.

Além de ações de merchandising tradicionais e campanhas de incentivo, vale lembrar que, hoje, o marketing promocional também deve ser planejado com foco na internet. Pode ser, por exemplo, o tutorial de produto em vídeo, cupons de desconto em sites de compras, promoções em redes sociais etc. O importante é colocar o cliente (ou futuro cliente) em contato com o seu produto ou serviço, e obter retornos positivos destas estratégias.

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