A importância do promotor para o resultado de venda

A importância do promotor para o resultado de venda

Produto bem exposto na gôndola, limpo e com preço são algumas das funções “básicas” no dia a dia de um promotor de vendas, que comemora o seu dia no dia 23 de agosto. Além destas atribuições rotineiras, existem algumas características estratégicas que tornam o promotor um verdadeiro influenciador no resultado das vendas no PDV.

Contratado pela indústria, por agência de merchandising ou pelo próprio varejista, o promotor de vendas tem como objetivo principal fazer o produto “girar”, ou seja, não deixar que falte mercadoria na gôndola e fazer a exposição de maneira atrativa e organizada, para que o consumidor seja motivado a comprar.

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Campanhas publicitárias milionárias, anúncios em tabloides e lançamentos grandiosos, nada disso terá o retorno esperado se o trabalho em campo, na loja, não for bem feito. Isso significa que, se o produto não estiver na gôndola e bem posicionado para ser vendido, todas as estratégias de marketing e vendas podem ir por água abaixo. Portanto, o promotor de vendas é peça-chave para uma boa execução e também para os resultados de venda, pois é ele que, no fim das contas, realiza toda a estratégia desenhada pela empresa.

Influenciando a compra por impulso

Visto que 76% das decisões de compra são feitas no próprio ponto de venda, o trabalho do promotor é ainda mais fundamental para gerar vendas que o consumidor não previa. Uma das maneiras de fazer isso é utilizar bem os chamados pontos extras, ou seja, colocando os produtos em locais diferentes dos quais o cliente está acostumado a encontrar, como por exemplo expor aparelhos de barbear próximo aos desodorantes masculinos.

Com isso, podemos dizer que responsabilidade e disciplina são fundamentais para que o promotor de vendas execute um bom trabalho. Mas para quem quer se destacar ainda mais na profissão, exige-se também uma dose extra de empenho e criatividade. Saber montar um ponto extra bacana, ter um discurso de vendas convincente, dar um feedback sobre as campanhas promocionais e ainda ter um bom relacionamento com os lojistas são alguns pontos fortes de quem quer crescer na carreira.

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