4 ações de marketing promocional essenciais no varejo

4 ações de marketing promocional essenciais no varejo

A importância de criar uma relação de proximidade com o consumidor é cada vez mais latente no mercado, principalmente no varejo, que teve a maior queda de vendas nos últimos 14 anos, segundo dados do IBGE no primeiro trimestre de 2017. Por isso, planejar ações de marketing promocional é primordial para melhorar o desempenho financeiro, seja em grandes negócios ou em pequenos comércios.

As ações de marketing promocional envolvem toda a comunicação de uma marca que busca ampliar seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, segundo define a Associação de Marketing Promocional (AMPRO).

Na prática, o marketing promocional tem o propósito de construir e consolidar uma marca, assim como promover as vendas e fidelizar clientes. Tais estratégias podem utilizar desde ações mais comuns, como ofertas, distribuição de brindes e amostras, como outras mais elaboradas, como promoções em redes sociais e atividades que proporcionam uma experiência diferente ao público-alvo, também chamadas de live marketing.

VEJA MAIS: O que é live marketing?

Sugestões de Ações de Marketing Promocional

Uma das pesquisas mais recentes da AMPRO sobre o tema mostra que as ações de marketing promocional estão entre as estratégias mais utilizadas para tentar alavancar as vendas, adotadas por 62% das empresas entrevistadas.

Seja uma ação de marketing promocional mais básica ou algo mais elaborado, o planejamento é essencial para que a campanha seja um sucesso. A sugestão é realizar as atividades com datas e produtos bem definidos, considerando também a sazonalidade e os períodos comemorativos.

Controlar os resultados das campanhas também é muito importante para analisar se a estratégia de marketing promocional tem sido efetiva ou se será necessário fazer interferências para torná-la mais atrativa ou, ainda, verificar tendências para promoções futuras.

Veja aqui algumas sugestões de ações de marketing promocional eficientes tanto para pequenas lojas como para grandes redes.

Crie programas de incentivo

Programas de incentivo são uma boa opção para fidelização. Com base em estratégias de pontuação ou benefícios acumulados, o consumidor que compra com mais frequência terá direito à troca de pontos por produtos, viagens, prêmios, descontos, entre outras vantagens. E isso pode ser aplicado tanto em grandes redes, como já faz o Carrefour e o Extra com seus cartões de crédito exclusivos, como para empreendimentos menores, que podem usar cupons ou mesmo as próprias notas fiscais para oferecer regalias aos clientes mais fiéis.

No entanto, pesquisar o tipo de premiação que o consumir tem mais interesse é fundamental para o sucesso desse tipo de campanha. Adequar a bonificação ao consumidor ajuda não somente na fidelização à loja, mas também contribui para o aumento das vendas.

Um bom exemplo foi de uma rede de supermercados Coop, que atua na região do ABC Paulista e interior, que fez uma campanha na qual concedia “selos” a cada R$ 50,00 em compras. Ao completar um número mínimo de selos, o consumidor poderia escolher um dos modelos de faca e utensílios de cozinha disponíveis na coleção.

Ofereça brindes realmente úteis

Os brindes são ótimas ferramentas de marketing promocional, quando bem selecionados. A grande sacada é o oferecimento de produtos que realmente serão úteis ao público, além de gerar maior visibilidade à marca.

Com a utilização de brindes cria-se uma simpatia com os clientes, e esse fator se intensifica quando existe uma ligação mais forte com a marca. Desta forma, o shopper utilizará o “mimo” com frequência e, consequentemente, vai se lembrar constantemente da empresa.

Foi o que fez o Clube de Vinhos Wine. Todo mês, ele envia aos seus assinantes um corta-gotas personalizado para ser utilizado junto com as garrafas compradas, tornando a marca presente também durante o consumo da bebida.

Distribua amostras em locais estratégicos

Se o brinde procura construir uma relação mais forte do consumidor com a marca, as amostras atuam de maneira mais direta nas vendas: oferecendo uma prévia do produto ou serviço a ser comercializado. Aí, entram as degustações e demonstrações geralmente realizadas com promotores de venda em campo.

Mas não basta somente escolher um local de grande circulação e sair distribuindo amostras. Para conseguir bons resultados, é fundamental um estudo sobre o ambiente em que será realizada a ação, de modo a garantir que as amostras chegarão aos consumidores que realmente se interessam por aquele tipo de produto e também seja feito o acompanhamento das vendas do item naquele PDV.

Por exemplo, uma marca de isotônicos pode distribuir amostras grátis do produto em um evento esportivo. Uma fabricante de cookies sem glúten e sem açúcar pode fazer uma degustação em uma academia.

Promova experiências diferentes e criativas

Dentro do live marketing, um dos conceitos principais é envolver o consumidor com a sua marca, de modo a gerar um grande engajamento do público. Isso geralmente é alcançado com campanhas criativas, que gerem uma experiência diferente e incomum.

Veja só o exemplo da P&G durante os Jogos Olímpicos do Rio, em 2016. A empresa criou a Casa da Família, montada em um hotel no bairro de São Conrado, no qual os visitantes puderam usufruir de tratamentos de beleza e higiene usando produtos da marca de maneira gratuita.

Já a Claro, aproveitou o verão para divulgar sua marca no litoral gaúcho de forma inovadora. Em uma parceria com um estacionamento local, ela oferecia o serviço de manobrista para os clientes que iam passar o dia na praia. Uma boa maneira de agradar e fidelizar o público, não é mesmo?

LEIA TAMBÉM: A importância de ter boas ações de marketing promocional no PDV

Comentários (2)

  • Eu, estuo sem trabalho a dois meses. Reply

    Eu, assino embaixo as suas colocações. Eu não tenho nenhuma duvida do seu planejamento ele esta formidavel. Eu assim que voltar ao mercado de trabalho, irei imprimir este post, vou implantar alguns itens e vou passar adiante, ok? att. Eduardo Miranda.

    22/06/2017 at 07:58
    • Trade Force Reply

      Olá, Eduardo! Que legal que nosso conteúdo está sendo útil a você! Continue nos acompanhando. Sugiro que se cadastre em nossa newsletter para receber mais material sobre a área de trade e merchandising! Boa sorte e sucesso!

      27/06/2017 at 14:36

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