6 dicas para criar uma campanha de incentivo de sucesso

6 dicas para criar uma campanha de incentivo de sucesso

No ambiente de vendas, é comum o uso de campanha de incentivo para alavancar o desempenho das equipes. Para ter maior sucesso, porém, ela não deve ser somente baseada em comissões e prêmios por metas alcançadas, mas sim ter um papel estratégico para alavancar as vendas de forma consistente.

Em tempos de queda no varejo, uma boa campanha de incentivo pode ser uma alternativa para retomar o volume das vendas, trabalhar o marketing de um produto específico ou desenvolver uma região ou loja que precisa de maior atenção.

Um exemplo de campanha de incentivo acontece com programas de gamificação, onde são criados elementos lúdicos em forma de jogos para simular atividades dentro do ambiente de trabalho. Tais jogos tem o objetivo de engajar os colaboradores, além de desenvolver a criatividade, autonomia e a competitividade. A gamificação é utilizada nas empresas para trazer um maior engajamento dos times de trabalho, com objetivo de melhorar a produtividade e contribuir para o desenvolvimento da organização.

Mas para que a campanha de incentivo, de fato, estimule os colaboradores a trabalharem em prol de um objetivo – e não somente pelo retorno financeiro –, é necessário que a empresa faça um planejamento completo e elabore com atenção diversos aspectos. Listamos alguns deles. Confira.

  • Temática da campanha de incentivo

Antes de iniciar a campanha de incentivo, é importante definir um tema específico para ela. Isso pode envolver assuntos ligados diretamente ao universo da própria empresa e dos funcionários ou aproveitar peculiaridades do momento, como eventos comemorativos daquele período.

Ao adotar uma temática, porém, é necessário conhecer os profissionais aos quais a campanha de incentivo se destina, para assim adaptá-la à realidade vivenciada por eles para que gere real interesse na busca das metas.

  • Metas Coletivas

Além dos prêmios individuais para o melhor profissional em cada quesito ou período estabelecido, é importante bonificar a equipe quando um bom trabalho é realizado. Uma opção é o estabelecimento de uma meta coletiva para determinados grupos, que, quando superada, todos os membros se beneficiam.

Essa é uma forma muito eficiente de motivar as equipes, sem acirrar uma disputa individual ou desanimar aqueles que estão longe de liderar em performance. O fator, porém, não anula a importância de premiar os melhores, que de certa forma também seriam desmotivados caso ultrapassem a média dos companheiros e continuem recebendo a mesma bonificação dos demais.

  • Criatividade na premiação

É evidente que o dinheiro é sempre bem-vindo, mas oferecer outro tipo de reconhecimento é igualmente importante no processo de motivação dos profissionais. Neste ponto, é fundamental aos responsáveis pela elaboração da campanha traçar um perfil de seus vendedores. Sabendo destas preferências, pode-se oferecer premiações mais variadas, que vão desde folgas a jantares, bens de consumo ou viagens.

  • Crie envolvimento

Ninguém se sente motivado a trabalhar por algo se não sabe o porquê precisa fazê-lo. Por isso, é crucial para o sucesso da campanha de incentivo envolver os funcionários na criação das metas e também apresentar os objetivos estratégicos de cada ação.

Se a empresa estiver, por exemplo, querendo promover um produto X em uma região, não somente para aumentar as vendas, mas também porque se houver aceitação na demanda a companhia poderá, inclusive, estabelecer uma filial no local, gerar mais empregos e promover pessoas, isso vai dar um estímulo a mais para que todos trabalhem com mais afinco em prol deste objetivo.

  • Tempo de duração

Além de estabelecer uma data para o término da campanha, é importante fazer a manutenção dos resultados em períodos mais curtos. Uma divulgação quinzenal ou mensal pode ajudar a estabelecer metas cada vez mais próximas da realidade da empresa, estimular a competitividade entre os membros e dar à equipe aquele gás que está faltando em busca dos objetivos.

Outro ponto interessante nesse acompanhamento frequente dos resultados é verificar também o desempenho daqueles que não estão indo muito bem, possibilitando a ação de gestores no sentido de levantar possíveis dificuldades ou falta de motivação entre os colaboradores da equipe.

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  • Evento final

Na reta final da campanha de incentivo, no entanto, pode ser uma boa tática fazer o contrário: não revelar os resultados parciais, reservando a premiação para um evento final.

Esse momento pode se tornar uma grande oportunidade para reunir os colaboradores, aproximá-los dos diretores, gerentes e supervisores e promover o reconhecimento daqueles que desempenharam um papel mais excepcional.

O evento pode ser algo mais grandioso, como um jantar ou uma palestra com um convidado especial, ou até mesmo uma reunião mais intimista ou café da manhã mais incrementado. O importante é tentar sair do trivial e criar um ambiente diferente daquele que todos estão habituados. Também podem ser entregues certificados, troféus ou medalhas aos ganhadores.

A atenção a todos esses detalhes certamente vai incentivar os colaboradores ainda mais na busca pelo alcance das metas, além de reconhecer a importância do trabalho de cada um para o sucesso da empresa.

Aplicativo Trade Force em campanha de incentivo

Uma ferramenta importante que pode ajudar na manutenção da campanha de incentivo e gamificação é o aplicativo da Trade Force. Com um smartphone ou tablet com acesso à internet, é possível monitorar os resultados da campanha em tempo real, e assim intervir de forma eficiente e no tempo adequado para bons resultados práticos. Saiba mais aqui.

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