4 coisas que você precisa saber sobre marketing de varejo

4 coisas que você precisa saber sobre marketing de varejo

Fidelizar o consumidor e criar uma relação forte com a marca são grandes desafios de qualquer ponto de venda. Por isso, é fundamental investir no marketing de varejo, a fim de conhecer a fundo o perfil e os hábitos de cada cliente e criar estratégias para conquistar cada vez mais espaço.

O marketing de varejo engloba as estratégias convencionais do marketing, porém, com uma adaptação para a realidade do setor. Entram nesta lista necessidades relacionadas a sortimento, preço, concorrência, ambientação da loja, comunicação na gôndola e muitos outros fatores.

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Listamos quatro pontos importantes para fazer o marketing de varejo com mais eficiência e qualidade.

  1. A maioria das decisões é tomada no ambiente da loja

Estima-se que 80% das decisões de compra são tomadas frente às gôndolas, durante o processo de compra. Em boa parte delas, questões emocionais e intuitivas influenciam as escolhas. Por isso, um bom trabalho de marketing de varejo deve identificar quais são estes pontos para traçar estratégias adequadas ao consumidor.

De acordo com pesquisa realizada em 2015 pela Nielsen, o consumidor permanece em frente à uma gôndola por cerca de 15 segundos, focando sua atenção por menos de dois segundos em cada ação no ponto de venda. Criar maneiras de atrair o público-alvo neste curto espaço de tempo é uma das missões desafiadoras do marketing de varejo.

  1. A importância de identificar o perfil do consumidor

Criar estratégias de marketing de varejo de acordo com as características do consumidor é um grande passo para a fidelização deste e, consequentemente, para o aumento das vendas. É necessário moldar o ambiente para que cada indivíduo que entre na loja tenha a impressão de que o local foi adaptado às suas vontades.

Após esse estudo mais profundo das características do consumidor, as opções de estratégia são variadas: desde a mudança na disposição das gôndolas do estabelecimento, por exemplo, até a forma com que os produtos são expostos. Também ficará mais fácil criar promoções direcionadas aos seus hábitos, com produtos e formatos que realmente atraiam para a compra.

  1. Redes Sociais influenciam na decisão de compra

Estudos apontam que o Brasil é país com maior número de usuários de redes sociais na América Latina, com mais de 93 milhões de adeptos em 2016. Estar inserido neste universo digital é fundamental, pois propicia um relacionamento mais íntimo com o consumidor e a possibilidade de feedback direto, antes, durante e após a realização de compras.

Quanto ao varejo, os brasileiros utilizam as redes sociais principalmente para descobrir novas marcas, pesquisar retorno de outros consumidores e seguir as marcas favoritas, segundo pesquisa da consultoria PwC Brasil. Ter uma presença forte nas redes sociais é mandatório nos dias de hoje.

  1. Atenção à novas tecnologias

Independentemente do tipo de varejo, estar atento às tendências e novas tecnologias de relacionamento com o consumidor é crucial para o marketing da loja, independente do foco estar voltado ao ambiente físico ou ao e-commerce.

Hoje, existem robôs que fazem o atendimento ou respondem à mensagens de maneira automática, como faz por exemplo o Facebook Messenger Chatbot. É claro que essas são ferramentas que podem facilitar muito a vida do consumidor, agilizando a resolução de problemas e até reduzindo custos para o varejista. Estima-se que, respondendo ao cliente por canais deste tipo, uma marca pode aumentar a receita em até 40% por consumidor, segundo estudo realizado pela Bain & Company.

Só é preciso ficar atento às peculiares de cada atendimento, usando a tecnologia a favor do marketing de varejo – e não robotizar a relação, colocando toda a estratégia por água abaixo.

Outras lições de marketing de varejo

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