Como melhorar os resultados de sell-out

Como melhorar os resultados de sell-out

Com consumidores cada vez mais exigentes e uma realidade econômica difícil, melhorar os resultados de sell-out (venda final ao shopper) parece ainda mais desafiador. Aumentar o giro dos produtos, ajustar a precificação, abastecer a loja adequadamente e ainda ter uma comunicação eficiente são ações que não podem falhar.

Mas como conseguir melhores resultados de sell-out? Esta é uma questão com múltiplas respostas: bom atendimento, exposição adequada, abastecimento correto, sortimento apropriado, estoque na medida e promotores capacitados são algumas táticas que, se bem aplicadas, certamente vão aumentar o interesse do consumidor pela compra.

Tecnologia para atacar problemas e vender mais

Além das técnicas de trade marketing bem planejadas e corretamente executadas, há um outro fator que pode melhorar os resultados de sell-out: o uso de sistemas de trade marketing. Só para se ter ideia, uma empresa do segmento de bebidas que utiliza o aplicativo de gestão de trade marketing da Trade Force aumentou as vendas de sell-out em 22%, o que gerou R$ 87 milhões a mais de faturamento do ano.

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A estratégia deste cliente foi monitorar mais de perto a execução nos PDVs, analisando diariamente dados coletados pelo aplicativo, principalmente indicadores sobre presença e posicionamento correto dos produtos na gôndola. Com informações registradas pelos promotores em tempo real, foi possível tomar as ações necessárias para corrigir falhas com mais rapidez e, assim, chegar a este resultado.

Em outro caso, o uso da ferramenta de trade marketing da Trade Force possibilitou à uma indústria de higiene e limpeza identificar que havia muitas falhas com relação ao estoque. Com os ajustes necessários para corrigir o problema, a empresa teve um aumento de 17% no sell-out, algo em torno de R$ 3 milhões por mês, somente com a melhoria deste indicador.

Isso tudo mostra que, tendo em mãos informações reais e precisas, é muito mais fácil atacar o problema na raiz, ajustando ações e orientando promotores da forma adequada para reduzir prejuízos e aumentar as vendas de sell-out.

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