Como o indicador de preço influencia os resultados de trade marketing

Como o indicador de preço influencia os resultados de trade marketing

Você já parou para pensar como o indicador de preço é importante para obter os resultados desejados em trade marketing? Neste artigo vamos falar mais sobre este assunto.

A gente sabe que o preço é um dos principais pontos analisados pelo consumidor antes de tirar uma mercadoria da prateleira e colocar no carrinho. Por isso, para definir o valor de seu produto é essencial monitorar a concorrência.

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Quanto mais competitivo for o preço do seu produto, mais oportunidades de venda ele terá no varejo.

Se a sua mercadoria for cara demais, o consumidor pode achar o valor abusivo e escolher o concorrente. E, em alguns casos, se for muito barata, pode dar a impressão de qualidade duvidosa, o que também abre as postas para outras marcas.

Também é preciso analisar se a concorrência está com alguma campanha interessante, oferecendo brindes ou kits do tipo “pague 1 e leve 2”.

Por isso, reforço aqui a importância de se acompanhar de perto o indicador de preço e os passos da concorrência. Assim, o profissional de trade marketing saberá a hora certa de modificar o preço do seu produto para cima ou para baixo e fazer novas ações de merchandising.

Indicador de preço e ruptura

Além de acompanhar de perto o indicador de preço da concorrência, deixo aqui uma dica valiosa: detectar a ruptura do concorrente pode ser uma boa oportunidade de lucro para você, sabia?

Se o produto do concorrente não está na gôndola (e nem no estoque), sua marca pode ampliar a presença no PDV, muitas vezes até mesmo aumentando o valor da unidade, ampliando a margem de lucro e as metas de vendas.

Entendeu a importância de monitorar constantemente o indicador de preço adotado pelos seus concorrentes?

Como fazer a análise de preços de forma efetiva?

Sabemos que, no dia a dia, há muitas dificuldades, tanto de pessoal como de tecnologia, para conseguir obter o indicador de preço na frequência desejada e em todas os varejistas.

Muitas empresas ainda fazem essa pesquisa de maneira manual, o que é um risco nos dias de hoje, não é verdade? Além de poder ocorrer falha humana nas anotações, ainda será necessário compilar os dados para só depois definir estratégias – o que acontece de forma tardia.

Sim, é verdade que acompanhar os indicadores de preço em campo necessita de equipes de promotores atuando nos pontos de venda. Mas, felizmente, hoje a tecnologia possibilita agilizar a captação de informações do PDV em tempo real, com o uso de aplicativos como o Trade Force, da Accera.

Assim que o promotor coleta o indicador de preço em uma loja, tanto da própria marca como dos concorrentes, a informação já é enviada para um dashboard para acompanhamento dos gestores e possíveis ações para corrigir falhas e realizar novas promoções.

Além de coletar o indicador de preço, o software de gestão de trade marketing que compila diversos outros dados dos pontos de venda, como rupturas, pontos extras, rupturas, estoque virtual, material promocional, entre outros, e cria dashboards completos.

Assim, o coordenador de trade marketing pode analisar em tempo real como estão os preços de sua marca estão competitivos na gôndola com rapidez e eficiência, melhorando os resultados de venda.

Caso queira saber mais sobre as funcionalidades do aplicativo Trade Force, da Aceera, entre em contato com nossa equipe pelo telefone: 11 4800-8888 ou pelo email contato@accera.com.

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