Como tornar a auditoria no PDV mais rápida e eficaz

Como tornar a auditoria no PDV mais rápida e eficaz

Quem é da área de trade marketing e merchandising sabe que um dos grandes desafios do setor é identificar se a estratégia e a execução estão sendo cumpridas no ponto de venda. Por isso, grande parte das indústrias realiza a auditoria no PDV periodicamente, a fim de analisar o cumprimento das metas estabelecidas.

O que acontece é que, muitas vezes, este trabalho é feito pelos promotores de forma manual, ou seja, com formulários impressos que precisam ser preenchidos à mão e depois redigitados no computador. Além da perda de tempo com o retrabalho, este sistema ainda incide em maior possibilidade de erro. Qualquer desatenção do colaborador pode resultar em números incorretos, não transmitindo a realidade do PDV ao supervisor.

VEJA TAMBÉM: 5 melhorias que um sistema de trade marketing pode gerar

Hoje, com a tecnologia de aplicativos, é possível coletar todos os indicadores necessários para uma auditoria eficiente com um simples smartphone ou tablet. O software de trade marketing da Trade Force, por exemplo, permite transmitir as informações de campo em tempo real, possibilitando analisar, de fato, como as ações de trade estão sendo realizadas em determinado varejista.

>>> Vantagens da auditoria “eletrônica”

Além de levantar possíveis falhas e pontos de melhoria com mais rapidez e assertividade, a auditoria no PDV feita com aplicativo também permite fazer uma análise mais precisa das ações da concorrência – e monitorar isso com regularidade garante algumas vantagens competitivas.
Com o uso do aplicativo de trade marketing, qualquer tipo de dado pode ser auditado com bastante agilidade, tais como:

– Espaço dos produtos em loja
– Aplicação correta de material promocional
– Cumprimento do planograma de exposição
– Estoque e ruptura
– Sortimento adequado de produtos
– Posicionamento da concorrência
– Execução de pontos extras
– Presença em tabloides
– Produtos com defeito e/ou devoluções

É importante dizer também que, com a facilidade do uso do software de trade marketing, as auditorias podem se tornar mais frequentes, o que permite corrigir erros e mudanças de estratégia rapidamente, a fim de reduzir perdas e melhorar o faturamento.

LEIA MAIS: Como melhorar a gestão de trade marketing

Deixe um comentário

Your email address will not be published.