O papel fundamental do coordenador de trade marketing

O papel fundamental do coordenador de trade marketing

Em um período de retomada da economia, é fundamental tanto para a indústria como para o varejo definirem bem suas estratégias para gerar crescimento das vendas. Neste cenário, o papel do coordenador de trade marketing se torna ainda mais importante, já que fica nas mãos dele boa parte do planejamento de campanhas de incentivo, elaboração de materiais de merchandising e ações para o desenvolvimento de consumidores finais.

Primeiramente, aquele que escolhe seguir a carreira de coordenador de trade marketing já deve ter em mente que irá realizar diversas funções – e dos mais variados tipos. Podemos afirmar, porém, que a principal delas é o cuidado com o planejamento estratégico de vendas no PDV, fazendo as análises de mercado e sempre de olho nas tendências e comportamento dos consumidores.

VEJA MAIS sobre as funções de trade marketing neste artigo aqui.

Dentro do trabalho do coordenador de trade marketing, a parte de Business Intelligence (BI) vem ganhando força. A inteligência de mercado consiste em coletar dados importantes de uma empresa ou segmento e transformar os números em ações para melhorar o desempenho de vendas ou reduzir perdas.

LEIA AQUI NOSSO ARTIGO SOBRE BUSINESS INTELLIGENCE

Isso significa que o coordenador de trade marketing deve acompanhar os indicadores coletados em campo de forma profunda, entendendo o significado de cada alteração e planejando ações para conter prejuízos ou aumentar a lucratividade, sempre à frente da concorrência.

É claro que dentro deste trabalho de análise de dados, não podemos nos esquecer do papel primordial do promotor de vendas, que é o profissional que geralmente coleta esses indicadores no PDV.

É por isso que quando falamos em trade marketing, toda função é importante para fazer “girar a roda”, desde o promotor de vendas, que está mais próximo do consumidor final, passando pelo analista, supervisor, coordenador e gerente de trade marketing.

Mais funções do coordenador de trade marketing

Além de fazer o trabalho de BI, o coordenador de trade marketing também participa da definição dos canais para a comercialização da marca, ou seja, ajuda a estabelecer onde e de que maneira o produto será vendido no varejo.

Em companhias menores e pequenas indústrias, o coordenador de trade marketing muitas vezes ainda acumula funções de seleção e contratação da equipe, como promotores, ativadores, demonstradores e outros profissionais que atuam em campo.

E com um leque tão extenso de atividades, o coordenador de trade marketing precisa ser um profissional antenado, multifuncional e com capacidade de liderança, já que terá que orientar equipes de promotores, além de realizar treinamentos de capacitação e motivação.

No caso de coordenador de trade marketing, não há exigência por uma formação específica. Mas tratando-se de curso superior, geralmente os que ocupam este cargo são pessoas formadas em marketing ou administração, podendo ter especialização em vendas e áreas semelhantes.

Tecnologia como facilitador

Para agilizar o trabalho do coordenador de trade marketing na organização e planejamento de um trabalho tão abrangente, nada melhor que contar com uma mãozinha da tecnologia. Se você ocupa este cargo, já deve conhecer o aplicativo que vem facilitando a rotina de mais de 100 clientes no Brasil e no mundo: o sistema Trade Force.

A plataforma da Trade Force é capaz de coletar dados no ponto de venda em tempo real, por meio de um tablet ou smartphone. O preenchimento dos relatórios é simples e intuitivo, executado geralmente pelo time de promotores em campo.

Com informações tão precisas e valiosas sobre ruptura, estoque, concorrência e promoções, o gestor terá maior embasamento e segurança para as tomadas de decisão, melhorando as vendas e reduzindo falhas.

Se quiser saber mais sobre as funcionalidades do aplicativo Trade Force, basta entrar em contato com nossa equipe neste link.

Ah, e se você gostou do nosso artigo, não deixe de compartilhar nas suas redes sociais. Envie também seu comentário ou sugestão para o nosso blog. Nos encontramos em breve!

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.