4 Estratégias para fidelizar clientes

4 Estratégias para fidelizar clientes

Conquistar um consumidor não é tarefa fácil. Todo mundo quer alta qualidade, preços competitivos, atendimento impecável. Nem sempre as empresas conseguem juntar todas as exigências para fidelizar clientes à sua marca ou loja. Porém, esse é um ponto fundamental para o bom desempenho de vendas a curto, médio e longo prazo.

Sabemos que uma oferta-relâmpago pode atrair o consumidor para uma primeira compra, mas dificilmente ele voltará a comprar se o produto quebrar no primeiro uso ou se ele foi mal atendido, por exemplo. Portanto, a estratégia de fidelizar clientes com promoções pode ser um primeiro passo, mas não se sustenta se a marca não oferecer todos os outros complementos exigidos por eles.

Fidelizar clientes não exige táticas grandiosas, mas, sim, ações frequentes e consistentes. Tudo começa com um bom serviço ou produtos de qualidade, seguido de um atendimento cortês e personalizado. O mais importante é pensar em tudo o que possa tornar a experiência de compra o mais agradável possível, gerando maior garantia de retorno do cliente.

Fidelizar clientes também no ambiente virtual

Quando se pensa em loja física, é mais concreto perceber as ações práticas para fidelizar clientes. No entanto, no ambiente virtual também é possível adotar medidas para garantir a satisfação máxima do consumidor e fazer com que ele compre novamente.

Temos o exemplo de e-commerces que disponibilizam chats para que o shopper possa tirar dúvidas. Colocar vídeos de utilização do produto ou imagens dos mais diferentes ângulos e cores disponíveis certamente também podem impactar a decisão de compra.

Quando se fala de fidelizar clientes no universo online, o cumprimento de prazos de entrega e o comprometimento com a qualidade dos itens vendidos devem ser ainda maiores. Como o consumidor não pode tocar o produto, a marca precisa garantir que as características prometidas em determinado item sejam efetivamente entregues.

Com um consumidor omnichannel, ou seja, multicanal, comprando ora na loja física ora pela internet, existem ações comuns que podem ajudar a fidelizar clientes em qualquer que seja o ambiente de compra. Confira quatro dicas que vão ajudar a conquistar de vez o público.

1 – Conheça profundamente seu cliente

Um dos primeiros passos na hora de fidelizar clientes é traçar um perfil do público-alvo, para atendê-lo da melhor maneira possível, em todas as suas necessidades e desejos. Questões como preferência no método de pagamento, forma de atendimento e entrega, tipos de promoções, entre outras, devem ser analisadas periodicamente para traçar as estratégias de venda mais adequadas.

Uma opção viável para obter tais dados é realizar um cadastro dos clientes, contendo desde informações básicas até o histórico completo de compras. Também é bastante válido realizar pesquisas para identificar tendências e preferências do público.

2 – Personalize seus produtos

É extremamente satisfatória a sensação de receber um produto feito sob medida. Por isso, a customização é algo extremamente valioso dentro da estratégia de fidelizar clientes. Diversas empresas vêm investindo nesta área, em contramão à produção em massa, tendo em vista as mudanças culturais e necessidades das novas gerações – cada vez mais acostumadas a fazer escolhas.

Outra questão a favor da customização é o desenvolvimento tecnológico, que facilita a fabricação de itens personalizados. Vide o exemplo da fabricante de calçados New Balance, que produz tênis sob medida, de acordo com as especificações exatas do formato dos pés e tipo de pisada do cliente. Sem contar que geralmente o consumidor aceita pagar mais caro por produtos exclusivos.

3 – Agilize o atendimento

Facilitar a vida do consumidor, agilizando o atendimento, é um item supervalioso em um mundo tão corrido, onde ninguém tem tempo a perder. Neste ponto, a tecnologia é essencial, com ferramentas e sistemas eficazes que integram informações e garantem maior rapidez nos processos.

Um exemplo é a rede de fast food Bob’s, que vem testando em diversas lojas o sistema de autoatendimento, com o objetivo de agilizar a entrega dos lanches. Como o consumidor faz o próprio pedido em totens espalhados pelo restaurante, os funcionários de linha de frente foram deslocados para a cozinha, para reforçar a equipe de preparação dos sanduíches, e entregá-los mais rápidos e mais quentinhos para os clientes.

Outro exemplo é a companhia aérea Gol, que colocou totens com balança para que o próprio cliente faça seu despacho das malas. O interessante é que na hora já é possível ver o custo, e o pagamento é realizado via cartão na própria máquina. Após isso, o aparelho libera o voucher para que o cliente adesive a mala e coloque-a na esteira. O processo não precisa da ajuda de funcionários e ainda garante maior velocidade para o consumidor.

4 – Esteja presente nas redes sociais

Com um consumidor cada vez mais conectado, a presença nas redes sociais é outro item que não pode ficar de fora na estratégia de fidelizar clientes. Por meio do Facebook, Linkedin, Instagram e outras mídias, é possível encontrar um enorme grupo de pessoas que compartilha diversas de suas experiências, entre elas os produtos e os serviços que anda consumindo.

Se a sua marca está fazendo um bom trabalho, certamente muitos consumidores vão dar depoimentos e dizer publicamente o quanto gostou do atendimento ou o quanto ficou feliz com o produto novo. No entanto, vale aqui uma ressalva: os problemas também se potencializam nas redes sociais. Portanto, caso haja algum comentário negativo, procure responder de forma cortês e levar a discussão para uma conversa privada. Caso contrário, ao invés de fidelizar clientes sua empresa vai afastar potenciais compradores. Fique atento!

 

 

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