Geolocalização como recurso essencial na gestão de trade marketing

Geolocalização como recurso essencial na gestão de trade marketing

Uma das maiores dificuldades dos gestores de trade marketing é monitorar as equipes externas. São muitos promotores, com diversas atividades e pontos de venda para visitar que fica muito complicado medir a performance dos times em campo. Diante deste cenário, a geolocalização contribui, e muito, para acompanhar o desempenho das equipes de promotores.

Inicialmente, a geolocalização serve para identificar a assiduidade e a localização exata do colaborador durante a jornada de trabalho. Depois, esse tipo de informação também é essencial para dar um parâmetro de quantas lojas o promotor consegue visitar por dia ou por semana, qual o tempo real gasto em cada uma e quais PDVs estão gerando maior demanda do funcionário.

Todos os dados de geolocalização são obtidos por meio de um sistema mobile, como o da Trade Force, que consegue mapear a entrada e a saída do promotor em determinada loja, além de indicar o trajeto e o meio de deslocamento mais rápido, bem como o roteiro diário a ser cumprido por cada colaborador.

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Na prática, funciona assim: o colaborador acessa por meio do seu celular com o aplicativo Trade Force a agenda diária, com as lojas a serem visitadas. Ao mesmo tempo, ele tem todas as informações da melhor rota para chegar ao local, indicando inclusive a linha ou o tipo de transporte público que apresenta os itinerários mais rápidos e confortáveis para o deslocamento.

Chegando à loja indicada, o promotor faz o check-in antes de iniciar o trabalho, cumpre todas as tarefas e coleta os indicadores da marca, conforme solicitado no relatório do aplicativo. Depois, finaliza a atividade fazendo com o check-out ao deixar o local. Em seguida, segue para a próxima loja do roteiro. Tudo de forma prática e rápida, com alguns cliques, informando a geolocalização a todo momento ao gestor.

E como a geolocalização ajuda nos resultados de trade marketing?

Como o papel do promotor de venda tem sido cada vez mais amplo e importante no varejo, agilizar o trabalho destes profissionais é fundamental. As responsabilidades já não se limitam a reposição de gôndola e checagem de estoque, mas, sim, executar todas as ações e estratégias de merchandising planejadas.

Saiba mais sobre o trabalho do promotor de vendas neste artigo.

Então, com o aplicativo que mostra a geolocalização da equipe de promotores em tempo real, é possível calcular, por exemplo, o tempo médio gasto em cada PDV ou checar quais lojas não foram visitadas em determinado dia ou semana. Assim, o gestor pode aumentar a frequência dos funcionários em locais mais “problemáticos”, analisar quais PDVs ainda não foram conferidos ou reorganizar as rotas conforme a demanda.

Além disso, como as informações coletadas na loja são enviadas imediatamente ao gestor de trade marketing, fica muito mais rápido corrigir falhas operacionais ou fazer alguma intervenção na hora, imediatamente, aproveitando a visita do promotor no local, sem desperdício de tempo.

Se quiser saber mais como o aplicativo da Trade Force atua com as informações de geolocalização e pode melhorar os resultados das equipes em campo, entre em contato com nossa equipe de consultores AQUI e solicite uma demonstração.

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