Gestão de franquias: aplicativo para smartphone facilita auditorias

Gestão de franquias: aplicativo para smartphone facilita auditorias

Um dos pontos-chave para o sucesso de uma rede de franquias está relacionado ao cumprimento do padrão estabelecido pelo franqueador. Assegurar que o atendimento ao cliente, o layout de loja, a qualidade dos produtos e a cultura da organização estejam de acordo com o que foi pré-determinado nem sempre é tarefa fácil. Por isso, realizar auditorias regulares é fundamental para garantir uma gestão de franquias eficiente e, assim, manter a qualidade e a reputação no mercado.

A auditoria de franquias geralmente é feita por consultores de campo que visitam os franqueados com um check-list de itens primordiais a serem avaliados em cada unidade. Porém, muitas vezes, este trabalho ainda é feito por meio de planilhas ou sistemas paralelos, que abrem brechas para erros de digitação e esbarram na ineficiência e demora na disponibilidade destes dados ao gestor.

Nesse sentido, ferramentas como a desenvolvida pela Trade Force vêm para auxiliar essa tarefa. O aplicativo é instalado no smartphone do consultor, que vai a campo com um relatório pré-definido pelo franqueador. Quaisquer tipos de dados podem ser coletados durante a visita, desde limpeza, atendimento, uniforme, decoração, acessibilidade, layout de loja, equipamentos, iluminação, tipos de produto e até mesmo luz do provador e música ambiente, enfim, o que for necessário, pois o formulário é customizado de acordo com a necessidade de cada cliente.

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O uso da tecnologia para auditar franquias também facilita muito as questões de visual merchandising. Com o aplicativo, o acompanhamento de campanhas e a aplicação de materiais promocionais tornam-se mais criteriosos.

Outro ganho importante está relacionado às operações logísticas e de manutenção. Quando se agrupa todas as necessidades das diversas unidades de uma rede de franquias, a estrutura operacional fica bem mais otimizada. Por exemplo, ao identificar que 32 lojas precisam de troca de lâmpada, é possível planejar a manutenção em massa, reduzindo tempo, custos e recursos.

Mais eficiência e agilidade na gestão de franquias

Todos os dados coletados na rede franqueada ficam disponíveis imediatamente ao franqueador e podem inclusive ser integrados com outros sistemas, através de APIs. Assim, as informações são visualizadas em tempo real, em dashboards completos que permitem uma visão ampla dos pontos analisados. Com um painel recheado de indicadores, fica muito mais fácil analisar a atuação de cada unidade dentro dos padrões estabelecidos pela marca.

Isso sem contar que a auditoria da franquia fica muito mais produtiva e rápida, com um relatório de preenchimento simples e prático, com apenas alguns cliques. O sistema também permite fazer fotos dos locais, bem como informar os horários de entrada e saída do consultor, com o check-in e check-out que captam a localização por GPS.

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Além do ganho de produtividade das equipes em campo, outro ponto interessante é que o aplicativo possibilita uma gestão de franquias muito mais próxima, possibilitando ao franqueador dar mais feedbacks e sugestões de melhorias aos franqueados, auxiliando nas ações corretivas e fortalecendo a parceria.

A Trade Force atende diversas redes de franquias no Brasil. No último ano, a procura pela solução por empresas de franchising aumentou em mais de 50%. Para saber mais sobre licenças para uso do aplicativo, entre em contato com a nossa equipe de Vendas.

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