Monitoramento da concorrência ajuda a aumentar vendas

Monitoramento da concorrência ajuda a aumentar vendas

Além do cuidado com a execução no ponto de venda, o monitoramento da concorrência de forma efetiva é um dos principais fatores que influenciam o resultado de vendas e pode ser determinante para o sucesso de uma campanha sazonal ou lançamento de um produto.

Atuando junto às principais indústrias do mercado, tenho reparado ao longo do tempo que o trabalho realizado pela concorrência nem sempre é observado estrategicamente, o que, em algumas situações, prejudica muito os resultados das ações no ponto de venda.

Manter um monitoramento da concorrência e ajustar-se às situações necessárias de forma rápida, no time correto no qual essas atividades devem ocorrer, podem ser fatores decisivos para o crescimento de uma marca. Mas, muitas vezes, esse cuidado não é tomado.

Vamos à um exemplo prático e recorrente: no ponto de venda, o seu produto tem alguma falha na execução, seja porque está posicionado de maneira incorreta na gôndola do supermercado, pela falta de preço, posição da mercadoria com relação ao fluxo do corredor, local onde o item de combate está posicionado etc. Ou, ainda, o seu concorrente conseguiu executar de forma precisa suas atividades de precificação, posição e blocagem.

O fato de o time de merchandising não observar ou não tomar conhecimento das ações bem realizadas pelo concorrente representa perda de vendas e prejuízos na fidelização à marca.

E não é somente a presença em gôndola que precisa ser observada. O monitoramento da concorrência envolve variações lançamentos de novos produtos, anúncios em tabloides ou existência de pontos extras nos PDVs.

Posso afirmar que um bom monitoramento da concorrência passa por todos esses pontos. Identificar tais ações é trabalhar também o relacionamento com o consumidor, que considera falhas graves a ausência de preço e a dificuldade de encontrar um produto na gôndola.

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Agilize estratégias de vendas com monitoramento da concorrência

Durante o processo de planejamento de execução de uma campanha de vendas, o promotor tem um papel decisivo, pois é ele quem deve fazer efetivamente o monitoramento da concorrência, coletando informações como preço, composição da gôndola (através de fotos), presença de ponto extra e tabloide dos concorrentes, muitas vezes antes mesmo de as ações ocorrerem.

A forma mais simples e rápida de coletar essas informações é através do preenchimento de um formulário online, que é preenchido no smartphone, com instruções claras e objetivas, para envio com mais agilidade ao gestor de vendas.

Outra situação bastante comum que tem sido levantada pelo monitoramento e tem ajudado bastante os times de marketing, vendas e trade marketing é a possibilidade de saber de forma quase que instantânea sobre ações de merchandising da concorrência, como degustação ou distribuição de brindes. Assim, os gestores passam a ter acesso de maneira rápida a tudo o que acontece em campo, inclusive por meio de uma simples mensagem enviada pelo promotor aos supervisores, que recebem detalhes da realização de promoções no PDV, incluindo fotos.

Com todas essas informações em mãos, fica muito mais fácil definir o momento e a forma correta de chegar ao ponto de venda, para assim preparar-se melhor e minimizar riscos com promoções ou lançamento de produtos da marca concorrente.

Toda essa automação pode ser feita pelo aplicativo Trade Force, facilitando o monitoramento da concorrência e trazendo indicadores em tempo real. Com um smartphone ou tablet com acesso à internet, o promotor pode informar ao gestor os dados de concorrência captados nos pontos de venda no momento em que elas acontecem. Assim, fica muito mais fácil para as marcas traçarem estratégias de alavancagem nas vendas e corrigirem as falhas encontradas de forma imediata, reduzindo gastos desnecessários.

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