O que é live marketing?

O que é live marketing?

Com a rápida e constante evolução nos meios digitais, novas motivações cercam as empresas na conquista de novos clientes. Uma delas é a busca pelo engajamento, ou seja, a maior interação entre a marca e o público, na qual o consumidor é atraído a divulgar a marca de forma espontânea. É aí que entra o live marketing.

Podemos definir o live marketing como ações utilizadas pelas empresas para ampliar a interação com o público. O foco desse engajamento é gerar empatia, fidelizando o cliente à marca e, consequentemente, alcançando mais vendas.

A Associação de Marketing Promocional (AMPRO) conceitua o live marketing como “a atividade de comunicação onde se incluem todas as ações, campanhas ou eventos que proporcionem experiência de marca e interação para, de forma estratégica, se atingir resultados e soluções de comunicação para marcas produtos e serviços”.

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Podemos dizer que antes o foco principal do marketing era aumentar o conhecimento sobre a empresa, seus produtos ou serviços. Hoje, é preciso também que as pessoas falem sobre a marca e estejam envolvidas com ela de alguma forma. E, em tempos de redes sociais, esse engajamento se torna ainda mais estratégico para as companhias.

Cases interessantes de live marketing

Existem muitos exemplos bacanas de live marketing para citar. No carnaval de 2016, uma marca de cerveja levou para os blocos de Recife (PE) carrinhos de mão para transportar latinhas da bebida para os foliões, além de montar um espaço para os consumidores vivenciarem um breve momento como surfistas. É claro que o público registrou a atração divertida e compartilhou as imagens nas redes sociais. Ponto para a empresa que ganhou uma divulgação espontânea.

Outra campanha de live marketing interessante foi feita por uma marca de biscoitos, que sugeria consumir o produto junto de alguém especial e incentivava o público a postar as imagens na internet.

Uma rede de escolas de idioma criou um projeto no qual estudantes brasileiros conversavam em inglês com idosos de asilos norte-americanos via internet. Outro caso clássico é o de um banco que disponibiliza bicicletas para as pessoas se locomoverem em grandes cidades.

Em resumo, live marketing é o método de divulgação onde se cria a possiblidade de um diálogo imediato com o público em questão, com ações a partir de eventos ou de campanhas específicas criadas pela marca.

Podemos entender o conceito de live marketing como um processo que demanda várias etapas em busca de uma aproximação do público, descritas pela AMPRO como encontrar, mostrar, atrair, ativar, experimentar e fidelizar. Se realizadas corretamente e por profissionais qualificados, devem, cada vez mais, mudar e dominar a maneira de se relacionar com o público.

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