O que é merchandising?

O que é merchandising?

Muitos podem simplesmente definir merchandising como a área do marketing responsável pela promoção, identificação e ambientação de produtos e serviços nos pontos de venda. Mas o que mais envolve o merchandising? Qual a sua real importância para o varejo?

A definição acima, embora correta, é bastante simples, já que o merchandising tem como objetivo proporcionar maior visibilidade e atratividade dos produtos, motivando o consumidor a comprar. Mas isso engloba muito mais coisas. Sendo assim, pode-se dizer que a importância do merchandising para o varejo é total. As técnicas de planejamento de promoção de um produto reúnem aspectos psicológicos, estéticos e até ergonômicos, para criar uma impressão favorável aos clientes.

Entre as principais atribuições do merchandising estão: apresentação e ambientação das mercadorias, sinalização e colocação de displays, desenvolvimento de ações promocionais, distribuição de brindes, entre outras. Desta forma, ter um ambiente organizado e bem iluminado, com uma layoutização adequada, preços visíveis e produtos limpos e fáceis de serem localizados são os primeiros passos para atrair a atenção do consumidor. Uma boa exposição valoriza a marca e torna a compra mais prazerosa.

O merchandising e as ações criativas

Ainda assim, na grande maioria das vezes, todas essas ações ainda não são suficientes para motivar a compra. Com a concorrência cada vez maior, não basta colocar os produtos na prateleira de forma correta. O bom merchandising requer, ainda, criatividade e originalidade nas ações promocionais e estudos constantes para adequar as estratégias de apelo de venda.

Como cita a autora Regina Blessa em seu livro “Merchandising no ponto de venda”, 85% das decisões de compra são tomadas no próprio PDV, ou seja, acontecem por impulso. Sendo assim, as atividades de merchandising – se bem desempenhadas – ajudam os varejistas a ter maior giro de estoque e redução de custos, além de oferecer uma experiência de compra mais agradável ao consumidor, o que pode resultar em aumento do ticket médio e, consequentemente, mais lucratividade.

Deixe um comentário

Your email address will not be published.