O que é merchandising?

O que é merchandising?

O que é merchandising? Muitos podem simplesmente definir merchandising como a área do marketing responsável pela promoção, identificação e ambientação de produtos e serviços nos pontos de venda. Mas o que mais envolve o merchandising? Qual a sua real importância para o varejo?

A definição acima, embora correta, é bastante simples, já que o merchandising tem como objetivo proporcionar maior visibilidade e atratividade dos produtos, motivando o consumidor a comprar. Mas isso engloba muito mais coisas.

Sendo assim, pode-se dizer que a importância do merchandising para o negócio do varejo é total. As técnicas de planejamento de promoção de um produto reúnem aspectos psicológicos, estéticos e até ergonômicos, para criar uma impressão favorável aos clientes.

Entre as principais atribuições do merchandising estão: apresentação e ambientação das mercadorias, exposição de produtos no PDV, sinalização e colocação de displays, desenvolvimento de ações promocionais, distribuição de brindes, entre outras.

Dessa forma, ter um ambiente organizado e bem iluminado, com uma layoutização adequada, preços visíveis e produtos limpos e fáceis de serem localizados são os primeiros passos para atrair a atenção do consumidor. Uma boa exposição e o cuidado com o visual merchandising valorizam a marca e podem tornar a compra mais prazerosa.

O que é merchandising e suas ações criativas

Ainda assim, na grande maioria das vezes, todas essas ações ainda não são suficientes para motivar a compra. Com a concorrência cada vez maior, não basta colocar os produtos na prateleira de forma correta. O bom merchandising requer, ainda, criatividade e originalidade nas ações promocionais e estudos constantes para adequar as estratégias de apelo de venda.

LEIA TAMBÉM: O que é MFA – Merchandising Field Automation?

Como cita a autora Regina Blessa em seu livro “Merchandising no ponto de venda”, 85% das decisões de compra são tomadas no próprio PDV, ou seja, acontecem por impulso. Sendo assim, as atividades de merchandising – se bem desempenhadas – ajudam os varejistas a ter maior giro de estoque e redução de custos, além de oferecer uma experiência de compra mais agradável ao consumidor, o que pode resultar em aumento do ticket médio e, consequentemente, mais lucratividade.

É claro que não dá para falar em merchandising sem citar o papel fundamental do promotor de vendas. Além fazer a reposição de gôndola, checagem do estoque, verificação de preço e fixação de materiais de visual merchandising, o promotor de vendas tem um papel cada vez mais estratégico tanto para a indústria como para o varejista, com a responsabilidade de aproximar a marca ao consumidor.

E se você quer saber mais sobre merchandising, trade marketing, o negócio do varejo, atacarejo e muitos outros assuntos, continue nos acompanhando aqui no blog e nas redes sociais! Até o próximo artigo!

 

Deixe um comentário

Your email address will not be published.