O que é Trade Marketing?

O que é Trade Marketing?

Para responder de forma objetiva à pergunta acima, podemos dizer que Trade Marketing é a ciência que trata das relações entre os fabricantes e os canais de venda. No entanto, na prática, o conceito é muito mais amplo e aborda um universo enorme sobre as mais diversas questões referentes às marcas, aos pontos de venda e, claro, aos consumidores.

Podemos começar ressaltando que a antiga estratégia de trade marketing chamada de “push” ou “selling in”, ou seja, de “empurrar” os produtos que a indústria queria vender foi substituída pela estratégia “pull” ou “selling out”, que atende o mercado de acordo com a demanda dos consumidores.

E com a concorrência cada vez mais acirrada é extremamente importante conhecer a fundo o consumidor, para oferecer o que ele realmente precisa e deseja. É necessário estar a todo momento se abastecendo de informações sobre preço, mix de produtos, ações promocionais, organização da gôndola etc. Geralmente, nas redes de varejo e hipermercados este trabalho de coletar dados no ponto de venda fica a cargo de promotores, que verificam esses itens (e muitos outros) in loco, além de realizarem ações de merchandising.

Outro ponto importante que diz respeito ao trade marketing é ter um ponto de venda “sedutor”, ou seja, um espaço que realmente atraia visualmente os consumidores. Visto também que mais da metade dos brasileiros (52%) compra por impulso, segundo pesquisa realizada pelo Serviço de Proteção ao Crédito, nada como uma boa exposição para incentivá-lo a levar aquele shampoo que apareceu no comercial da TV ou experimentar aquela pizza congelada em promoção.

Portanto, além de cuidar para que a estratégia de venda esteja sendo executada corretamente, os promotores também precisam zelar pelas marcas, cuidando para que os artigos sejam colocados de forma adequada na prateleira, preocupando-se se os preços estão visíveis, posicionando certinho o material de apoio visual junto ao produto.

Com todo o exposto, podemos perceber que trade marketing não se limita ao simples conceito de realizar ações de marketing pelos canais de venda. Hoje em dia, o setor é considerado uma área estratégica e extremamente importante para o sucesso de qualquer marca ou produto.

Comentários (2)

  • Steffi Reply

    Greetings I found your site by mistake when i was searching AOL for this subject, I need to express your webpage is truly very helpful I also enjoy the design, its wourfdenl!

    02/02/2017 at 21:51
    • Trade Force Reply

      Thank you, Steffi!

      04/02/2017 at 13:36

Deixe um comentário

Your email address will not be published.