Padaria: muito além do pãozinho

Padaria: muito além do pãozinho

Desde os anos 2000 a padaria vem se renovando. Com o intuito de manter-se de pé diante de tantas inovações do segmento e oscilações econômicas, este estabelecimento agregou serviços e passou a competir com supermercados e restaurantes.

Quem é que nunca se deparou com um buffet maravilhoso de café da manhã na padaria, self-service no almoço ou um setor exclusivo de produtos sem glúten e sem lactose?

Apesar da diversidade de serviços, as mais de 63 mil padarias espalhadas pelo Brasil apresentaram queda de 3% nas vendas em 2017, de acordo com a Associação Brasileira de Panificação (ABIP).

Na luta pela recuperação do público e, claro, do faturamento, a padaria busca o tempo todo implementar ações que renovem seus produtos e fidelizem os clientes. E, nesse processo, não podem faltar as ações de trade marketing, não é verdade?

Neste artigo, vou ajudar você que possui uma padaria a melhorar o relacionamento e as vendas usando técnicas de trade marketing.

5 dicas de trade marketing para padaria

Para que todos os setores agregados pela padaria possam caminhar juntos e render bons lucros, confira essas dicas:

Descubra quem é o seu cliente

É impossível planejar ações de atração e retenção de clientes sem saber detalhadamente quem eles são. E, infelizmente, fazer pesquisas de público não é o forte do setor de padaria.

De acordo com levantamento da ECD Consultoria em Food Service, 43% das padarias não fazem nenhum tipo de pesquisa, e as que fazem não registram ou analisam os dados!

Se você é dono de padaria, mude já esse comportamento! Faça uma pesquisa completa com seus clientes. Entenda o perfil e os costumes deles, analise tudo e, só aí, comece a montar um bom planejamento de trade marketing.

Separe seus produtos por setor

Reveja o layout da sua padaria para não deixar seu cliente confuso.

Separe a área de lanches e restaurantes do setor de mercadinho e este da área destinada à panificação e confeitaria. Dessa forma, você facilita o deslocamento dos clientes dentro do seu estabelecimento e melhora o fluxo de loja.

Fazendo essa organização de maneira efetiva, você separa os públicos por necessidades e os deixa mais à vontade para sentar e fazer uma refeição, passear pelas gôndolas em busca de produtos ou pegar pães quentinhos e frios para viagem.

Se você precisa de dicas sobre como organizar os produtos nas gôndolas e prateleiras do mercadinho, pode conferir um post que escrevi para o blog. Confira aqui.

Capriche na apresentação dos produtos

Você deve saber que certas coisas a gente come primeiro com os olhos, não é verdade? Dentro de uma padaria isso é regra!

Faça uma boa avaliação da qualidade dos pães, doces, bolos, lanches e dos chamados pratos feitos (PFs). Uma aparência ruim pode espantar o cliente, e um boca a boca negativo é tudo o que um empreendedor não deseja.

No setor de mercadinho, mantenha a comunicação entre a equipe interna e a de trade marketing sempre alinhada. Peça para os promotores retirarem os produtos vencidos e com aparência violada das gôndolas e evitarem a ruptura de produtos que mais atraem a sua clientela.

Utilize novas formas de comunicação

Já imaginou criar um grupo no WhatsApp e avisar os clientes que o pão está saindo do forno? Ou que um prato novo chegou ao cardápio da padaria a um preço especial?

Aplicativos como o WhatsApp são bem interessantes para serem usados comercialmente. Não é à toa que o WhatsApp Business está fazendo sucesso! Seja você mais um empreendedor a usar esta ferramenta para atrair e fidelizar seus clientes.

Mas lembre-se que o WhatsApp não substitui as redes sociais! Escolha as que mais têm relação com o público que você quer atingir e divulgue seus produtos por meio de imagens e vídeos.

Crie promoções e estratégias para fidelizar os clientes

Reduza o valor daquele pão doce por um horário do dia. Ou que tal sugerir ao cliente escolher determinado lanche do dia para pagar mais barato?

Aposte também nos programas de fidelidade, incentivando a troca de pontos por brindes ou um suco grátis um dia na semana para quem almoça todos os dias na padaria. Essas pequenas ações fazem grande diferença e estreitam a relação com o cliente.

E não se esqueça de despertar as compras por impulso. Uma pesquisa do SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), de maio de 2017, revelou que 37% dos entrevistados confessaram ter comprado algo de que não precisavam no mês de abril. E, em 2015, o SPC revelou que alimentos e bebidas lideravam as compras por impulso.

Desse modo, deixe no caminho em direção ao caixa aquelas miudezas que possam ser facilmente acrescentadas na lista de produtos dos clientes.

Com algumas adaptações e técnicas de trade marketing, é possível aumentar os lucros da sua padaria e fidelizar os clientes!

Minhas dicas ajudaram você? Compartilhe suas experiências com a gente! E se você gostou do artigo, envie uma mensagem aqui nos comentários, que responderemos o mais breve possível. Obrigado e até breve!

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