Blog

5 melhorias que um sistema de trade marketing pode gerar

Quando o ano se inicia, a gente começa a colocar em prática todas aquelas ideias e projetos de melhoria. Pelo menos, deveria ser assim. Na área de trade marketing não é diferente. Porém, muitas indústrias e varejistas ainda não contam com um sistema de trade marketing eficiente, capaz de proporcionar resultados concretos para a operação, tanto de performance quanto financeiros.

Pensando nisso, a Trade Force resolveu listar 5 melhorias que nosso software de trade marketing traz para o dia a dia de trabalho, além, é claro, do retorno de investimento já comprovado em nossos clientes. Só para se ter ideia, um […]

Leia Mais

5 ideias para motivar sua equipe de promotores

Que tal começar o ano com uma boa dose de motivação? Sabemos que nem sempre é fácil incentivar as equipes de trabalho, ainda mais se estas atuam em ambientes externos, ou seja, sem o acompanhamento pessoal diário de um gestor, como é o caso de boa parte dos promotores de vendas.

Então, para ajudar nesta tarefa, reunimos aqui cinco ideias práticas para implantar agora e alcançar maior comprometimento das equipes.

Dê abertura para os subordinados

Muitas vezes, as pessoas que atuam em campo percebem mais rapidamente alguns problemas que ocorrem na ponta. Em outras ocasiões até gostariam de sugerir melhorias, mas geralmente não […]

Leia Mais

4 ações para ter maior controle de ruptura no varejo

A ruptura – ou falta de mercadorias na gôndola – é um problema corriqueiro em boa parte dos pontos de venda. Mas não deveria. O controle de ruptura é um desafio constante para o setor varejista, e pode ser alcançado com a implantação de quatro ações importantes, como por exemplo a automatização da gestão de trade marketing e novas técnicas de reposição.

Vale lembrar que as consequências da ruptura podem ser desastrosas: o consumidor adia a compra, substitui o produto por outro semelhante ou, pior, vai para o concorrente. Isso significa perda de venda, prejuízo à imagem do PDV e dificuldade […]

Leia Mais

A importância de ter boas ações de marketing promocional no PDV

Quem é que nunca foi a uma loja atraído por uma promoção “imbatível”? Pois é, todo mundo gosta de uma liquidação. Muitas vezes, pequenas táticas de marketing promocional, como distribuição de brindes ou cupons de desconto, podem resultar em aumento de vendas no ponto de venda (PDV).

Muita gente associa o marketing promocional apenas a uma política de descontos, mas ele vai muito além disso. Tanto é que a própria Associação Brasileira de Marketing Promocional (Ampro) ampliou o conceito do termo para: “toda comunicação de marca com o objetivo de incrementar a percepção de seu valor por meio de técnicas promocionais […]

Leia Mais

Aplicativo para celular melhora a gestão de PDV

Em tempos de crise, todo mundo quer – e precisa – melhorar a performance nas lojas, não é mesmo? Que tal conseguir um aumento de até 10% nas vendas somente com ações para corrigir perdas? A tecnologia está aí para ser uma aliada na gestão de PDV, reduzindo prejuízos e trazendo oportunidades de crescimento.

Uma administração eficiente consiste, principalmente, em conhecer a fundo o cenário no qual se está inserido, para poder direcionar as decisões para o melhor caminho. Sendo assim, um bom líder sabe, de prontidão, números de estoque, ruptura, precificação, entre muitos outros itens. Para facilitar a rotina, tudo isso […]

Leia Mais

Trade Marketing estratégico: muito além da execução

Orientar o trabalho de promotores nos pontos de venda, elaborar os materiais de merchandising e verificar os custos dos concorrentes são algumas das atribuições rotineiras do setor de trade marketing. No entanto, o trade marketing estratégico vai além: ajudando a traduzir o comportamento do consumidor na hora da compra e, assim, contribuir para o aumento das vendas.

Entender a fundo os motivos pelos quais o shopper comprou o produto A ao invés do B é fundamental. Um trade marketing estratégico se preocupa em conhecer as peculiaridades de cada ponto de venda e identificar os agentes que motivam a decisão de compra daqueles […]

Leia Mais

Tendências no varejo: consumidores demandam novas tecnologias

Todo mundo que trabalha no setor varejista sabe a revolução que o mercado vem passando nos últimos anos. Por isso, é importante estar por dentro das principais tendências no varejo, sejam elas ligadas diretamente ao consumidor ou à rotina de trabalho e gestão.

Sabe-se que o perfil do consumidor mudou bastante. Ele encara as compras além da satisfação de suas necessidades básicas. Adquirir bens e serviços tornou-se atividade social, ou seja, é algo ligado à satisfação pessoal, ao prazer e até mesmo à superação de frustrações.

Com isso, o varejo precisa pensar mais a fundo se o conceito visual das lojas atende […]

Leia Mais

5 tópicos essenciais para fazer um bom planejamento estratégico de trade marketing

O ano já está chegando ao fim e muitas empresas estão correndo para concluir o planejamento estratégico de trade marketing para 2016. Em tempos de crise, é importante pensar em todas as ações da rotina do setor e também em como cortar custos e investir em projetos que efetivamente irão gerar algum retorno financeiro.

É claro que todo gestor de trade marketing está analisando como melhorar o posicionamento nos canais de venda, quais são as ações promocionais e os materiais de merchandising mais adequados, como aumentar o ticket médio e como fortalecer a marca no mercado. Mas, além disso, é preciso […]

Leia Mais

Como reduzir o estoque virtual

Toda vez que um produto consta como disponível para comercialização em um ponto de venda, mas na verdade não está, acontece o chamado estoque virtual.

São diversas as razões para isso acontecer: desde auditorias imprecisas, furtos, quebras, consumo indevido até operação incorreta no checkout – quando o operador de caixa registra cinco leites tipo integral, por exemplo, mas dois deles eram desnatados.

Resolver este problema que atinge 18% do total de itens do varejo nem sempre é fácil, já que muitas empresas ainda fazem o controle manual do estoque. No entanto, o uso da tecnologia se configura como um excelente caminho para […]

Leia Mais

O jeito mais prático de checar visitas de promotores aos PDVs

Quem trabalha na área de trade marketing convive com esta dificuldade diariamente: como monitorar e acompanhar as visitas de promotores aos pontos de venda (PDVs)? A resposta é simples. Com o uso de um aplicativo de trade marketing para celular tudo ficou muito mais simples e prático, e o melhor: com dados em tempo real.

Funciona assim: cada promotor possui um smartphone ou tablet com o aplicativo de trade marketing instalado. Pelo próprio aparelho, este profissional recebe a agenda de visitas e, por ali, cumpre toda a sua rotina de trabalho.

Ao chegar a cada PDV listado pelo aplicativo, o promotor precisa […]

Leia Mais

Sobre a Trade Force

A Trade Force é uma empresa jovem, que identificou no mercado uma necessidade de transformar a gestão de equipes de Trade Marketing. Nosso aplicativo transforma a maneira como as empresas fazem gestão de Trade Marketing, tornando os PDVs uma fonte estratégica de recursos para a tomada de decisão.


Siga a Trade Force!