Blog

Como vender mais com o trade marketing em 2018?

Sempre que um ano começa, novos planos, projetos e promessas entram em prática. No varejo não é diferente. Depois de um fim de ano movimentado, as lojas já pensam em como vender mais ou ter uma lucratividade maior no ano que se inicia.

Nesse ponto, as boas práticas de trade marketing ajudam – e muito – a engordar o faturamento. Ações como aumentar o giro dos produtos, ajustar a precificação, abastecer a loja adequadamente, prestar um bom atendimento e ainda ter uma comunicação eficiente devem estar muito bem ajustadas.
7 dicas de como vender mais com trade marketing
Existem mais alguns pontos que podem […]

Leia Mais

Um ano de muitas conquistas para o Trade Force

O ano de 2017 foi difícil politicamente e economicamente no Brasil. Mas para a Trade Force foi um período de muitas conquistas, marcado principalmente pela aquisição da ACCERA, tornando-se uma companhia completa e focada em big data para o varejo.

Mas o que mudou desde então? Vou contar rapidamente um pouco desta trajetória… A Trade Force nasceu em 2009, como uma startup de tecnologia mobile, oferecendo ao mercado um aplicativo completo para execução e auditoria nos pontos de venda.

Agora, com a aquisição, o Trade Force passa a ser um produto dentro do portfólio de soluções da ACCERA.

Assim, a ACCERA, uma das maiores […]

Leia Mais

Customer success no trade marketing

A experiência de contato com uma marca ou serviço tem de ser perfeita. Por isso, a atenção ao cliente e o desejo de promover uma experiência memorável de compra têm estado em evidência, através do chamado customer success.

Esse tema está em relevância no mercado, mas nasceu dentro de empresas de software que utilizam o sistema de vendas SaaS (Software As A Service). Foram elas que inicialmente adotaram o conceito de customer success nas vendas de uso de licenças de software.

Entretanto, o customer success passou a ser observado como algo mais amplo, com potencial para chegar até mesmo ao ponto de […]

Leia Mais

Vitrines de Natal: uma tradição que todo lojista acompanha

O natal é considerado uma das melhores épocas de venda. Neste período, lutar para atrair e conquistar cada cliente que passa em frente ao ponto de venda é fundamental, e um dos clássicos recursos utilizados para isso são as vitrines de natal.

Este ano, a expectativa é que sejam movimentados R$ 34,3 bilhões até o fim deste mês, o que representaria um aumento de 4,3% para o varejo, de acordo com dados da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

É aí que vemos a importância das vitrines de natal como uma arma para trazer o cliente para dentro […]

Leia Mais

O trabalho colaborativo entre vendas e marketing no varejo

Eles são setores tão complementares que muitas vezes até parecem um só. O trabalho conjunto de vendas e marketing é superimportante para o sucesso de qualquer empresa, ainda mais quando falamos de varejo.

O primeiro passo é trabalhar em sintonia, com metas comuns e alinhadas entre as equipes. Afinal, o trabalho de um influencia diretamente no resultado do outro, e vice-versa.

Em tese, vendas e marketing precisam estar unidos para fortalecer o posicionamento da marca no mercado e aumentar a receita. Mas como fazer isso?

O ponto principal para não gerar conflitos nessa relação é pensar que todas as ações devem ser focadas […]

Leia Mais

Principais indicadores de produtividade no PDV

Fazer a gestão de equipes externas não é uma tarefa simples, e ainda mais quando falamos de varejo. Por isso, obter indicadores de produtividade em campo é essencial para melhorar ou mesmo reconhecer o desempenho das equipes no ponto de venda.

Primeiramente, os indicadores de produtividade, também conhecidos como KPI’s, (Key Performance Indicator), são métricas relacionadas ao desempenho do profissional em determinada área.

Entre os principais indicadores de produtividade estão aqueles relacionados à Efetividade, Qualidade e Capacidade.

A efetividade diz respeito à realização dos objetivos estabelecidos. Neste ponto é extremamente importante deixar bem claro para sua equipe quais são as tarefas e as […]

Leia Mais

O papel do promotor nas vendas consultivas

Quando o consumidor vai ao ponto de venda, nem sempre sabe ao certo qual produto vai comprar ou qual é a melhor opção para a sua necessidade. Por isso, um ótimo recurso para aumentar o ticket médio dos varejistas é realizar vendas consultivas. Neste artigo explicaremos como o papel do promotor é fundamental dentro desse processo.

As vendas consultivas, como o nome sugere, são uma orientação mais dedicada ao consumidor no momento de compra, ao invés de simplesmente mostrar os produtos e seus respectivos preços.

Vamos a um exemplo prático: o cliente vai a uma loja de aparelhos celulares, provavelmente com dois […]

Leia Mais

A nova tendência do supermercado online

Já pensou na possibilidade de realizar as compras de supermercado online? Alimentos, itens de higiene pessoal, cosméticos e até frutas e verduras frescas podem ser pedidos pela internet de forma rápida e prática.

A opção de supermercado online vem ganhando força no mercado brasileiro e conquistando consumidores. No último ano, nota-se um maior investimento de grandes redes varejistas no setor e até alguns aplicativos para celular com esta finalidade. O mais recente deles foi o Carrefour, que estreou no ecommerce alimentar em outubro.

Embora o setor represente apenas 2,4% do faturamento do comércio eletrônico no Brasil, a tendência é dada como certa. […]

Leia Mais

Práticas importantes para ser um bom promotor de vendas

Quando falamos de trade marketing, logo pensamos na estratégia e na gestão do setor para ter um bom desempenho nas vendas. No entanto, todo o trabalho passa pela função primordial do promotor de vendas, que está na linha de frente junto ao consumidor, e é quem, de fato, vai colocar todo o planejamento em prática.

Em tempos tão competitivos, a função do promotor de vendas ganha ainda mais relevância. Por isso, é essencial que este profissional esteja muito engajado com os objetivos da empresa, qualificado e comprometido com os resultados.

A profissão de promotor de vendas, que anteriormente era quase que limitada […]

Leia Mais

Quais as vantagens da mobilidade corporativa no varejo?

Está claro que, para superar as adversidades econômicas em nosso país, setores como o varejo devem desdobrar-se de diversas maneiras para continuar com bons índices de venda. Para isso, a mobilidade corporativa está aí para auxiliar.

Bom, a utilização de dispositivos móveis como ferramenta de trabalho já não é tão incomum no mercado – algumas empresas já utilizam a mobilidade corporativa há um bom tempo, por exemplo, com o uso da computação em nuvem através de aplicativos, que se complementa aos dispositivos cada vez mais eficientes no processamento de informações.

Leia também: O papel fundamental do coordenador de trade marketing

As vantagens de se […]

Leia Mais