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4 Estratégias para fidelizar clientes

Conquistar um consumidor não é tarefa fácil. Todo mundo quer alta qualidade, preços competitivos, atendimento impecável. Nem sempre as empresas conseguem juntar todas as exigências para fidelizar clientes à sua marca ou loja. Porém, esse é um ponto fundamental para o bom desempenho de vendas a curto, médio e longo prazo.

Sabemos que uma oferta-relâmpago pode atrair o consumidor para uma primeira compra, mas dificilmente ele voltará a comprar se o produto quebrar no primeiro uso ou se ele foi mal atendido, por exemplo. Portanto, a estratégia de fidelizar clientes com promoções pode ser um primeiro passo, mas não se sustenta […]

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O que é Shopper Marketing?

Sua empresa tem estratégias focadas em shopper marketing? Ainda pouco difundido no Brasil, o conceito de shopper marketing envolve todos os estímulos e táticas para atingir adequadamente o público-alvo no ponto de venda. Mas você deve estar se perguntando se isso não é a mesma coisa de merchandising ou trade marketing. Na verdade, o termo é um pouco mais específico, mas vamos explicar mais detalhadamente a seguir.

Antes, porém, precisamos fazer um parêntese. Diferente do consumidor final, aquele que vai consumir efetivamente o produto, o shopper é aquele que pensa e decide a compra. É ele quem avalia o custo-benefício de […]

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4 maneiras de melhorar a gestão de equipes externas

Coordenar pessoas nem sempre é tarefa fácil, ainda mais quando se trata de colaboradores externos. Mas existem algumas formas de tornar a gestão de equipes em campo mais produtiva e eficiente, com foco na motivação do time e estímulo a um melhor desempenho individual.

Quando falamos em gestão de equipes externas no varejo, logo vem à mente o time de promotores de venda. São eles que estão na linha de frente, junto ao cliente no dia a dia, representando um produto ou uma marca. Por isso, estes devem ser os profissionais mais treinados e capacitados para o atendimento.

Mas não basta apenas […]

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Como as funções de Trade Marketing colaboram para o sucesso de vendas

A forma como a marca atua e se posiciona no ponto de venda é um dos itens cruciais para o aumento das vendas. Por isso, existem diversas funções de trade marketing responsáveis pelo bom desempenho no PDV, desde o coordenador, que elabora todas as estratégias do setor, até o promotor de vendas, que fica na linha de frente com o consumidor e coloca as ações planejadas em prática.

Vale ressaltar que todas as funções de trade marketing carregam sua devida importância e são essenciais no processo. Não há como fazer uma campanha bem-sucedida em loja se não houver um coordenador que […]

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4 ações de marketing promocional essenciais no varejo

A importância de criar uma relação de proximidade com o consumidor é cada vez mais latente no mercado, principalmente no varejo, que teve a maior queda de vendas nos últimos 14 anos, segundo dados do IBGE no primeiro trimestre de 2017. Por isso, planejar ações de marketing promocional é primordial para melhorar o desempenho financeiro, seja em grandes negócios ou em pequenos comércios.

As ações de marketing promocional envolvem toda a comunicação de uma marca que busca ampliar seu valor por meio de técnicas promocionais e pontos de contato que ativem a compra, segundo define a Associação de Marketing Promocional (AMPRO).

Na […]

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Gerenciamento por categoria: o poder do shopper

Com a grande quantidade de produtos disponíveis nos pontos de venda, o consumidor pode facilmente sentir-se perdido ou não encontrar o que realmente deseja. Para organizar essa proporção ideal de itens, um bom trabalho de gerenciamento por categoria é necessário para adaptar a loja às necessidades do shopper e garantir a melhor experiência de compra.

Elaborado para nortear as tomadas de decisões dos gestores de varejo, o gerenciamento por categoria (GC) é uma metodologia contida no modelo ECR (Efficient Consumer Response). Criado no início da década de 1990, o objetivo é melhorar a performance das categorias de produto, identificando o sortimento […]

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5 dicas práticas para melhorar a gestão de PDV

Para melhorar o desempenho de vendas é preciso contar com uma gestão de PDV eficiente, que saiba administrar o dia a dia da execução e as equipes em campo, analisar indicadores e números de forma inteligente, antecipar-se aos possíveis problemas e falhas operacionais e manter-se atualizada sobre as tendências de mercado.

Além desses pontos, uma boa gestão de PDV também inclui obter informações sobre o comportamento e a decisão de compra dos consumidores. No momento da venda, diversos fatores influenciam o consumo, tais como aspectos sociais, culturais, hábitos regionais ou formas de pagamento. Por isso, analisar todos esses dados antes de […]

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Como estruturar um planejamento de trade marketing eficiente

É evidente a importância de um planejamento de trade marketing, tendo em vista os resultados possíveis a serem alcançados com a realização de um trabalho eficiente, como por exemplo maior aproximação do consumidor com a marca e o fortalecimento da relação entre indústria e distribuidores.

A principal função do planejamento de trade marketing é alinhar os objetivos do varejista e da indústria, de modo que a operação siga da maneira mais vantajosa – e lucrativa – para ambas as partes.

Dessa forma, o trabalho de planejamento de trade marketing é bilateral. Assim, o papel da indústria é desenhar “soluções” sob medida para […]

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Por que a análise de sortimento é tão importante?

Quando se pensa na gestão de um ponto de venda, uma das questões fundamentais é saber quais os produtos mais adequados para determinada loja. Definir o sortimento ideal é primordial não só para atender à demanda e fidelizar clientes, mas também para gerar lucratividade, investindo em itens que contribuam efetivamente para o bom desempenho financeiro.

O sortimento pode ser definido como o conjunto de tudo o que é comercializado em uma loja. Os produtos são divididos em categorias e subcategorias, de acordo com a necessidade que atendem. Por exemplo: na categoria bebidas, temos a subcategoria bebidas alcóolicas, refrigerantes, chás etc.

Dentro dessa […]

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Business Intelligence: transformando indicadores em ações

É cada vez maior a quantidade de dados disponíveis sobre os mais variados tópicos de mercado, que vão desde ações de concorrentes até o perfil completo dos consumidores. A facilidade de acesso a esses indicadores é de grande valia em um cenário cada vez mais competitivo, porém, é importante ter uma estratégia de business intelligence para aproveitar todos esses números de forma eficiente.

O Business Intelligence (BI), ou inteligência de mercado, é o termo designado para captar dados de importância para determinada empresa e transformá-los em ações relevantes e que possam ser usadas no dia a dia da organização para melhorar […]

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