Práticas importantes para ser um bom promotor de vendas

Práticas importantes para ser um bom promotor de vendas

Quando falamos de trade marketing, logo pensamos na estratégia e na gestão do setor para ter um bom desempenho nas vendas. No entanto, todo o trabalho passa pela função primordial do promotor de vendas, que está na linha de frente junto ao consumidor, e é quem, de fato, vai colocar todo o planejamento em prática.

Em tempos tão competitivos, a função do promotor de vendas ganha ainda mais relevância. Por isso, é essencial que este profissional esteja muito engajado com os objetivos da empresa, qualificado e comprometido com os resultados.

A profissão de promotor de vendas, que anteriormente era quase que limitada à checagem de estoque e reposição de gôndola, tem ganhado cada vez mais importância e impacta diretamente nos índices de vendas.

E, em um cenário onde a concorrência é tão acirrada, é fundamental que o promotor de vendas esteja cada vez mais perto do consumidor e tenha uma postura proativa para se destacar no mercado de trabalho.

Ações práticas para um promotor de vendas

1. Ter proatividade

Quando falamos em ações de proatividade, queremos dizer que o promotor de vendas precisa ir além da organização da gôndola e observar tudo o que acontece no PDV, identificando inclusive oportunidades para a marca vender mais.

Se o promotor de vendas percebe, por exemplo, que uma promoção do concorrente está indo bem, por que não propor uma ação de merchandising semelhante e passar a ocupar mais espaço dentro do varejista?

Por isso, uma das principais qualidades de um promotor de vendas é saber observar o que está acontecendo em volta. A iniciativa individual de cada profissional pode fazer toda a diferença para o sucesso de uma marca no ponto de venda.

2. Conversar com os consumidores

Pode parecer óbvio, mas os promotores precisam exercer mais o hábito de conversar com os consumidores em campo, promover a marca e “pescar” impressões sobre os produtos da sua empresa e até do concorrente.

Ao perceber que o shopper está com alguma dúvida, o promotor de vendas deve ter a iniciativa de perguntar se ele precisa de algo. Dar informações sobre as características e benefícios do seu produto é uma ótima “desculpa” para se aproximar e iniciar uma conversa com o cliente.

As degustações e demonstrações de produto também são excelentes formas de estar próximo do consumidor e descobrir suas necessidades e desejos, além de ajudar nas vendas, claro. Neste ponto é fundamental que o promotor esteja muito bem treinado para elucidar todas as questões do consumidor.

3. Organizar a rotina

Organização é quase uma palavra de ordem para um bom promotor de vendas. Primeiro, ele precisa deixar as gôndolas arrumadas, precificadas, com os materiais de merchandising posicionados da maneira correta e com atratividade.

Depois, a organização se estende também ao roteiro do dia, ao cumprimento de horários e às visitas diárias. Hoje, existem aplicativos como o da Trade Force que auxiliam muito a rotina do promotor de vendas.

Isso porque o sistema indica a agenda de cada promotor de vendas e aponta até mesmo qual o melhor trajeto para deslocamento até a loja a ser visitada.

Chegando ao local, o profissional consegue fazer o check-in e o check-out na entrada e saída do PDV, pode fotografar pontos extras e preencher o relatório eletrônico com os indicadores do PDV pelo celular, de maneira simples e rápida. Com isso, o profissional ganha em eficiência operacional e pode dar mais atenção às questões estratégicas.

Sabemos que, além dessas que citamos, existem muitas outras ações importantes que fazem com que um bom promotor de vendas se destaque na carreira e colabore diretamente para o bom resultado de vendas, não é mesmo?

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